São Paulo, segunda-feira, 21 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homeopatia é ineficaz para infecções em crianças, sugere estudo holandês

DA REDAÇÃO

Tratamento homeopático não traz benefícios substanciais a crianças com infecções recorrentes no ouvido, nariz e garganta.
A conclusão é de cientistas da Holanda, que compararam a evolução de crianças que receberam o tratamento homeopático à de crianças que receberam substâncias sem efeitos receitadas por médicos homeopatas.
Os cientistas, da Faculdade de Medicina da Universidade de Vrije, em Amsterdã, publicaram os resultados da pesquisa na última edição da revista da Associação Médica Britânica.
O tratamento homeopático difere do convencional –alopático– por querer tratar doenças através de produtos muito diluídos.
Essas soluções seriam capazes de produzir sintomas semelhantes aos gerados pela própria doença sendo tratada.
Tanto os pais das crianças que receberam tratamento homeopático quanto os das que receberam a substância inócua foram orientados sobre a melhor maneira de alimentar os filhos.
Após o primeiro ano da pesquisa, os médicos constataram que as crianças que receberam tratamento homeopático apresentavam menos sintomas que as outras. A diferença, entretanto, era estatisticamente irrelevante.
Crianças dos dois grupos precisaram tomar menos antibióticos no ano em que o estudo foi feito do que no ano anterior.
Os autores da pesquisa concluíram que aconselhamento e paciência devem ser os principais fatores que contribuíram para a melhor evolução das crianças.

Texto Anterior: OAB procura detidos na blitz
Próximo Texto: Ônibus espacial faz foto de vulcão após erupção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.