São Paulo, segunda-feira, 21 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ruy Castro mostra em livro suas saudades do século que termina

MARCELO REZENDE
DA REDAÇÃO

Quando tudo mais tiver passado, do que você se lembrará? Essa é a pergunta que Ruy Castro, escritor, jornalista e colaborador da Folha, tenta responder com o livro "Saudades do Século 20", que será lançado hoje, às 18h30, na livraria Cultura, com a presença do autor.
"Saudades" traz 14 mini-biografias (na verdade 13, já que Frank Sinatra aparece duas vezes) de alguns nomes que foram decisivos para a formação do imaginário cultural do século.
O que não quer dizer, necessariamente, algum agente transformador da cultura. Entre Sartre e Doris Day, Ruy Castro fecha rapidamente com a segunda. E sem qualquer remorso.
Como o próprio autor avisa na introdução do livro, cada um escolhe o século 20 que preferir. O de Ruy é um apanhado de sua memória afetiva. Aliás, como todo tipo de lembrança.
Assim podemos conhecer um pouco mais da vida das cantoras Billie Holiday e Anita O'Day. Descobrimos como a atriz Doris Day fraturou a perna pela segunda vez tentando dançar de muletas. Ou, ainda falando em pernas, que o ator e dançarino Fred Astaire se casou, aos 81 anos, com uma jóquei.
E é exatamente essa a delícia do livro. O fato inusitado repentinamente roubado da grande personalidade. Se as escolhas de Ruy Castro são o resultado direto de suas idiossincrasias (o fato de todas as personalidades escolhidas serem americanas, se não por nascença, por opção, é uma delas), é impossível negar quanto há de divertido no resultado.
Especialmente quando chegamos aos outros nomes que compõem o livro: a atriz Mae West, os cineastas Orson Welles, Billy Wilder e Alfred Hitchcock, os escritores Dashiell Hammett e Raymond Chandler –que redefiniram o romance policial–, o ator Humphrey Bogart, que deu corpo à literatura desses dois e, por fim, Frank Sinatra.
Saudade mesmo se sente de alguns nomes que ficaram de fora. Como Kim Novak ou Audrey Hepburn. Para ficar apenas nas atrizes. Mas esse tipo de crítica seria mais uma afetação da memória emocional, como o escritor Marcel Proust já havia mostrado. Mas aí já seria outro século 20.

Título: Saudades do Século 20
Autor: Ruy Castro
Onde: Lançamento hoje, às 18h30 na Livraria Cultura (av. Paulista, 2073, Cerqueira César, tel. 285-4033)

Texto Anterior: Feira reúne 12 mil livros portugueses
Próximo Texto: Diário de Frida Kahlo sai em edição de luxo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.