São Paulo, segunda-feira, 21 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dos Santos governa desde 79

DOS SANTOS GOVERNA DESDE 79

Chefe do Estado angolano desde setembro de 1979, o presidente José Eduardo dos Santos é um marxista que soube abrir o país ao Ocidente nos últimos anos.
Nascido a 28 de agosto de 1942 em Luanda, Dos Santos aderiu ao Movimento Popular pela Liberação de Angola (MPLA) em 1961. Teve uma breve passagem pela guerrilha durante a guerra pela independência.
Em 1963 se tornou o primeiro representante do MPLA em Brazzaville, antes de viajar à União Soviética, onde se formou como engenheiro de petróleo. Casou-se com uma soviética, com quem teve uma filha.
Vice-primeiro-ministro de Angola, foi nomeado em 1978 para o ministério-chave do governo, o do Planejamento.
Com a morte do presidente Agostinho Neto, em setembro de 1979, Dos Santos foi eleito por unanimidade presidente da República e do MPLA.
Ao mesmo tempo que manteve relações privilegiadas com o antigo bloco comunista, Dos Santos desenvolveu laços com o Ocidente, de quem espera ajuda para reconstrução do país.

Texto Anterior: Governo de Angola e guerrilha assinam paz
Próximo Texto: HISTÓRICO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.