São Paulo, quarta-feira, 23 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TR será último indexador a cair

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A equipe econômica concluiu que a TR (Taxa Referencial) deverá ser o último indexador a ser eliminado da economia brasileira. Ainda não há consenso sobre as medidas para extinguir a taxa.
Os estudos para eliminar a TR esbarram em uma dificuldade básica: ela corrige contratos "casados" do sistema financeiro, como poupança, financiamentos habitacionais e crédito rural. Os três tipos de contrato precisam ter o mesmo critério de correção.
Por enquanto, há apenas estudos genéricos sobre a possibilidade de alterar as regras da caderneta de poupança, conduzidos principalmente pelo presidente do BNDES, Pérsio Arida, cotado para o Banco Central no próximo governo.
Estas propostas ainda não foram submetidas à área técnica do Ministério da Fazenda e do Banco Central, mas já são contestadas por especialistas do setor.
Segundo a avaliação dos técnicos, qualquer proposta que diminua os rendimentos da poupança ou crie mais de uma modalidade de caderneta pode ser inócua ou gerar problemas para o Plano Real.

Texto Anterior: Eleito adota o estilo Tancredo
Próximo Texto: Receita tem proposta para Ufir
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.