São Paulo, quarta-feira, 23 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Ami Pro' fica mais barato e sofisticado

MARIJÔ ZILVETI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A guerra para conquistar o usuário de processadores de texto está mais acirrada do que nunca. A Lotus, uma das maiores produtoras, anuncia este mês a versão 3.1 em português do "Ami Pro".
A Folha avaliou versão preliminar do programa, em inglês. As mudanças nessa versão podem fazer diferença para quem nunca usou o editor de textos da Lotus.
Ao encostar o mouse nos botões, surge um balão amarelo, indicando a função respectiva de cada figura. Na versão anterior, o usuário precisava clicar o botão direito do mouse para ver no canto superior da tela a explicação de cada item.
Agora tem-se acesso a uma explicação resumida e outra mais detalhada no canto inferior da tela.
Essa característica começa a virar padrão em vários aplicativos para "Windows".
Desde que a Lotus lançou seu processador de textos mundialmente, o programa cativou usuários pela facilidade de uso.
Esse ingrediente continua na nova versão. Quem nunca usou o programa conta com um competente tutorial, que mostra ao usuário todos os passos para aprender a usar o programa.
O "Quick Tour" faz um passeio de cinco minutos mostrando as qualidades do produto. Com um pouco de paciência, o usuário descobre para que servem os modelos prontos incluídos no programa.
Os SmartIcons da Lotus foram a jogada de marketing para manter usuários da planilha eletrônica "Lotus 1-2-3" fiéis ao programa. São botões com teclas de atalho que levam a várias funções .
Presentes também no 3.0, os SmartIcons ganharam grande melhoria na versão 3.1. Os botões podem ser editados, ou seja, personalizados de acordo com a frequência de uso.
No lado direito, uma figura indica que é possível correr para outros botões. Novos botões, como o que faz a conversão de graus Celsius para Fahrenheit e vice-versa, estão presentes no 3.1.
Para saber quanto economizar do seu orçamento para pagar a faculdade ou colégio de seu filho quando ele chegar à idade de ir para a escola, clique no botão que traz uma figura com uma toga.
Usuários de programas da Lotus que querem passar de um aplicativo para outro só precisam clicar em cima dos respectivos botões dos programas. Prova de que as empresas querem vender ao consumidor pacotes completos com seus produtos.
Se a empresa estiver ligada em rede, usando o "Notes" e o "c: Mail" da Lotus, fica fácil mandar um texto pelo correio eletrônico. Também há botões indicando como proceder. Para atrair novos usuários, a Lotus reduziu o preço do 3.1 de US$ 495 para US$ 129 (dólar-turismo).

PARA SABER MAIS LOTUS: tel. (011) 530-7600

Texto Anterior: Programas ligam crianças às redes; "Sure! Maps" traz cenas com imagens de países; Yamaha mostra novas caixa de som
Próximo Texto: Soft para ensinar inglês é limitado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.