São Paulo, domingo, 27 de novembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Cabo-de-guerra; Prós e contras; Tudo junto; Malvadeza e ternura; Dividir para governar; Cara de bravo; Na medida; Fora da lista

Cabo-de-guerra
Os caciques tucanos se dividiram na reforma tributária. Uma ala defende a reforma radical, com redução para cinco impostos. A outra prefere ir com calma, para não haver risco de perda de arrecadação. Está ganhando o debate.

Prós e contras
A opção mais conservadora de reforma tributária parece ser a preferida de FHC, por ora. Mas traz um risco político: a quebra de expectativas. Pelas propostas em estudo, poucos dispositivos constitucionais seriam alterados.

Tudo junto
O resultado das discussões sobre reforma tributária será transformado em projeto, que deve chegar ao Congresso no dia 15 de fevereiro. Vai junto com a mensagem do novo presidente para a abertura do ano legislativo.

Malvadeza e ternura
Depois do ataque de ira contra os jornalistas em Brasília e de uma série de exames de rotina no Incor em São Paulo, ACM voltou muito mais calmo à Bahia. Sobre FHC: "Está muito competente na condução do processo de transição".

Dividir para governar
A decisão de FHC de espalhar por cinco locais diferentes a equipe de transição embute uma dose de maquiavelismo: com a assessoria dispersa, só ele e o secretário Eduardo Jorge têm a visão geral de tudo que está sendo feito.

Cara de bravo
Para amedrontar interlocutores que suspeita "vazarem" informações para a imprensa, FHC tem encenado para todos eles uma ira incontida com as notícias sobre suas decisões. Por enquanto, a cara feia não está adiantando muito.

Na medida
Mais forte cotado para ministro das Comunicações, Sérgio Motta definiu recentemente a um interlocutor a importância do cargo: "É impossível controlar o governo sem controlar as Comunicações".

Fora da lista
Quem esteve nos últimos dias com FHC saiu de seu gabinete com a certeza de que a lista de ministros trará surpresas. Um visitante explica: "Um grande nome para a equipe não precisa ser conhecido. Basta ser competente".

Próximo Texto: Tentando ampliar; Devagar com o andor; Maldição collorida; Dando um tempo; Tirando a poeira; Prato feito; No páreo; Faíscas; Lançamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.