São Paulo, segunda-feira, 28 de novembro de 1994
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Gillette vai investir US$ 16 mi em 95 para lançar produto masculino

FERNANDO PAULINO NETO
DA SUCURSAL DO RIO

A Gillette investirá US$ 16 milhões em 1995 na modernização de suas instalações no Brasil para fabricar um novo produto para o público masculino –ainda mantido em sigilo– que terá lançamento mundial provavelmente em abril do próximo ano.
O investimento é basicamente em máquinas. O Brasil vai produzir o novo produto ao mesmo tempo que outros países, informou o gerente de marketing da Gillette do Brasil, Ricardo Maddalena. Provavelmente o produto será na área de "shaving" (lâminas, aparelhos e cremes de barbear).
Este novo produto a ser fabricado no Brasil, além de ser comercializado no mercado interno, será exportado para todo o mundo, mas, principalmente, para a América Latina.
Hoje as exportações significam parcela importante dos negócios da Gillette no Brasil. A empresa produz 730 milhões de lâminas no país, sendo que 200 milhões são vendidas ao mercado externo.
A Gillette, que domina 80% do mercado de lâminas no país, tem três fábricas –duas em Manaus (uma de injeção plástica e outra de montagem– e uma no Rio de Janeiro (de lâminas e creme de barbear).
Em 93 a Gillette faturou US$ 218 milhões no Brasil (além do faturamento de US$ 118 milhões da Gillette da Amazônia, que tem com um dos seus principais clientes a própria Gillette brasileira). O faturamento mundial foi de US$ 5,4 bilhões.
Neste ano a Gillette brasileira também está fazendo altos investimentos. Somente para o lançamento do primeiro depilador desenvolvido exclusivamente para o público feminino –o Sensor for Woman–, no mercado há um mês, a multinacional investiu US$ 6 milhões. O objetivo é vender cerca de 4 milhões de unidades/ano.

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