São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seguranças "criam" leis para cada local

Depredações, brigas e namoros são os principais alvos

ANTONINA LEMOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Quem namora no shopping Ibirapuera pode levar uma dura da segurança. Quem fica parado em grupo no shopping Paulista não vai demorar até ser abordado por um "armário" pedindo para a turma circular.
Os shoppings centers e as casas noturnas de São Paulo têm regras próprias, (algumas até ilegais), que são administradas pelos seguranças dos lugares.
As principais regras dos shoppings de São Paulo são: não namorar, não botar o pé em cima dos bancos, não ficar parado conversando em grupo, não sentar sem consumir nas praças de alimentação e não fazer bagunça.
Nas casas noturnas, a principal preocupações dos seguranças são as brigas, bebedeiras, consumo de drogas e o namoro mais "avançado".
Segundo José Walter Taborda, gerente-geral de segurança dos shoppings Paulista, Plaza Sul e West Plaza, as regras existem para proteger os frequentadores e o patrimônio dos shoppings.
Maria Elizabeth, gerente de Marketing do shopping Ibirapuera, diz que os adolescentes não causam muitos problemas por lá. "Não temos porque proibir o namoro, por exemplo", diz.
Mesmo assim, o casal Wagner Simão, 20, e Juliana Cherry, 19, já foi interpelado pelos seguranças do local ao se beijar.
Nas casas noturnas, a atuação dos seguranças varia bastante. Nilo Peçanha Neto, gerente do Resumo da Ópera, diz que a orientação da casa pede que os seguranças evitem qualquer tipo de excesso (leia-se bebedeiras, brigas e namorados exaltados) e protejam o patrimônio da casa (cadeiras, mesas, decoração) seja destruída.
No Aeroanta, a principal preocupação dos seguranças é evitar o "stage dive" (gesto de subir no palco e se jogar).
Já no Santana Samba (casa onde acontecem bailes de rap e pagode), os seguranças garantem que não têm problemas com brigas. "O rap é contra a violência e por isso não acontece muita confusão aqui", diz Ronaldo Brás Rodrigues, 27, chefe de segurança do lugar. Mesmo assim, a revista, feita por quatro seguranças, é minuciosa e acontece em todos os bailes do "Santana".

Texto Anterior: Chico Science e Mundo Livre S/A fazem shows juntos em São Paulo
Próximo Texto: Shopping 'atura' guerra de pizzas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.