São Paulo, segunda-feira, 28 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sérvios sequestram soldados

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cerca de 150 soldados holandeses e britânicos das forças de paz da ONU foram sequestrados pelos sérvios na região leste da Bósnia.
No início da semana passada, outros 250 haviam sido detidos na região da capital, Sarajevo.
Os sérvios bloquearam quatro comboios da Forpronu (Forças de Proteção da ONU) que haviam recebido autorização de passagem, disse o Major Koos Sol. Estamos em contato com autoridades sérvias para esclarecer a situação.
Um comboio com 70 holandeses que ia de Srebrenica a Zagreb (capital da Croácia) desapareceu. Não sabemos onde eles estão e eles não entraram mais em contato, afirmou Sol.
Um porta-voz disse ontem que o governo da Holanda está tentando entrar em contato urgentemente com os soldados.
Outro grupo de 32 militares foi bloqueado nas proximidades da cidade de Zvornik.
Dois comboios britânicos também foram interceptados. Um, com 43 soldados, foi parado em Ustipraca. Um grupo de engenheiros militares que se dirigia a Gorazde foi detido em Rogatica.
O objetivo dos sequestros é usar os soldados como escudos humanos contra possíveis ataques de aviões da Otan, segundo o comandante das tropas da ONU na Bósnia, general Michael Rose.

Texto Anterior: Nem a Otan detém sérvios, dizem EUA
Próximo Texto: Noruega decide hoje se adere à União Européia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.