São Paulo, quarta-feira, 30 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serra cresce para Indústria e Comércio

LÚCIO VAZ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O nome do senador eleito José Serra (PSDB-SP) é considerado pela cúpula do PFL como uma forte opção para o Ministério da Indústria e do Comércio no governo de Fernando Henrique Cardoso.
Interlocutores que estiveram com o presidente eleito avaliam que o perfil de Serra se encaixa na proposta traçada para este ministério.
Muda
FHC pretende dar ao atual Ministério da Indústria, Comércio e Turismo um caráter de formulador da política industrial do país.
O ministério assumiria funções que hoje estão sendo executadas pelo Ministério da Fazenda.
Entre essas funções, está a definição de alíquotas e a negociação em câmaras setoriais. A mudança se adequaria às demandas criadas com a implantação do plano de estabilização econômica.
Com a consolidação do Plano Real, estas funções seriam deslocadas para a Indústria e Comércio. FHC também pretende estimular a indústria do turismo.
O nome de Serra também foi apontado para o futuro Ministério da Educação. Mas fontes ligadas ao próprio FHC consideram essa hipótese pouco provável.
Ciro
A cúpula do PFL também considera que existem boas possibilidades de o atual ministro da Fazenda, Ciro Gomes, aceitar o cargo de ministro da Saúde.
Ciro reconheceu, em conversa com lideranças do partido, que o seu afastamento do país no início do governo FHC pode provocar um hiato na sua carreira política.
O nome de Reinholds Stephanes para o Ministério da Previdência Social é uma certeza entre os dirigentes do PFL.
Na reunião de ontem da Executiva do partido, o presidente nacional, Jorge Bornhausen, deixou clara a expectativa do partido em relação ao preenchimento de cargos no governo.
"O partido não pede cargos, mas confia na sabedoria política do presidente Fernando Henrique", disse Bornhausen. A declaração foi recebida com entusiasmo pelos membros da Executiva.

Texto Anterior: O "modelo brasileiro"
Próximo Texto: Tucano define assessoria especial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.