São Paulo, quarta-feira, 30 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anistia envia carta a Itamar

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

A Anistia Internacional enviou ontem ao presidente Itamar Franco e ao comandante da Operação Rio, general Roberto Câmara Senna, carta alertando sobre a necessidade de que a operação militar no Rio não desrespeite direitos humanos.
A informação foi dada à Folha por Francisco Panizza, 47, pesquisador há cinco anos do Programa da Anistia Internacional para a América, sediado em Londres.
Na carta, segundo Panizza, a Anistia recomenda que as Forças Armadas, ao cumprir funções policiais, cumpram as normas internacionais sobre direitos humanos.
"Recomendamos também que todo tipo de operação seja feita com a maior transparência, e com acompanhamento de entidades nacionais e internacionais de direitos humanos, para o caso de haver qualquer denúncia", afirmou.
Ele disse que a carta é assinada pelo secretário-geral da Anistia Internacional, Pierre Sané.
Cópias seriam remetidas também ao procurador-geral da República, Aristides Junqueira, e ao governador do Rio, Nilo Batista.
Panizza disse que a Anistia não interfere e nem sequer faz avaliação sobre a decisão do governo federal de convocar o Exército.
A Anistia atua desde 61 na defesa dos direitos humanos. Ganhou o prêmio Nobel da Paz, concedido pela ONU em 1977.

Texto Anterior: Comandante nega torturas
Próximo Texto: Bope faz operação na ladeira dos Tabajaras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.