São Paulo, quarta-feira, 30 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consumidor vai ganhar novas máquinas

SONIA ROMÉRIO
ENVIADA ESPECIAL A LAS VEGAS

Além do ataque dos novos CD-ROM ao público infantil (veja quadro ao lado), a indústria quer provar que o destino do homem é viver conectado a grandes BBS e serviços on line, como Internet e CompuServe, entre outros, no trabalho e em casa. De preferência, com textos, sons e animação.
Para entrar nesse segmento a Digital Equipment investiu em novas máquinas multimídia, computadores e impressoras portáteis. Sua nova linha de micros pessoais, a Starion, visa atingir os mercados doméstico, de profissionais liberais e pequenas empresas.
As máquinas da linha Starion saem de fábrica com placa de som de 16 bits, caixas de som, microfone, fax, "MS-DOS" e "Windows for Workgroups", que permite ligar os PCs em rede.
Vêm ainda com o pacote de programas integrado "Claris Works", que tem processador de textos, planilha, banco de dados, programa de desenho, ilustração e de comunicação, "Lotus ScreenCam", para criações multimídia, e o livro "The Complete Idiot's Guide to Windows", que esclarece as dúvidas das perguntas mais comuns feitas por quem não usa computador.
Esses micros têm chips Intel 486DX2 e Pentium, saem de fábrica com 8 Mbytes de memória RAM e disco rígido de, no mínimo, 540 Mbytes. O modelo mais barato da linha, composta por cinco máquinas, é o Starion 300 (486DX2), que custa US$ 1.699, no mercado norte-americano.
A Digital também mirou suas lentes para o mercado de computadores portáteis e mostrou duas famílias de notebooks, a HiNote e a HiNote Ultra. Os preços começam em US$ 1.699, nos EUA.
Os novos chips concorrentes do Pentium, da Intel, também marcaram ponto na feira em Las Vegas. A Cyrix mostrou seu M1 e a Nexgen anunciou oito novas empresas que fecharam acordo para produzir máquinas com seu Nx586.
O M1, da Cyrix, é um chip de 64 bits, que trabalha a uma velocidade de 100 MHz. Foi criado em parceria com a IBM e deverá equipar uma nova linha da máquinas, a ser lançada pela empresa em 95.
A família Nx586 é composta por microprocessadores que concorrem diretamente com o Intel Pentium e o Cyrix M1. Os micros com chips Nx586 devem começar a chegar ao mercado no próximo ano em máquinas de 38 fabricantes de computadores PC. A Compaq e a Olivetti, entre outras companhias, têm participação acionária na empresa.
Para esquentar a disputa, a Compaq anunciou que vai trocar de parceiro: suas novas máquinas terão o chip AMD, que entra na raia da geração pós-486 com seu K5 -concorrente do Pentium.
LEIA MAIS
sobre a Comdex na pág. 6-2

Texto Anterior: 'Space Simulator' permite viajar no espaço
Próximo Texto: 'WordPerfect' fica esperto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.