São Paulo, quarta-feira, 30 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"CorelDraw! 5.0" ganha versatilidade

LUIZ FERNANDO SANTOS
ESPECIAL PARA A FOLHA

Conhecida por todos os usuários de programas de desenho em micros PC, graças ao seu carro-chefe "CorelDraw!", a canadense Corel lança no Brasil a versão 5.0 de seu best seller.
O pacote (R$ 825) é o mais completo produto para profissionais de artes gráficas, com recursos de desenho, ilustração, animação, apresentação e editoração.
Com o lançamento, a Corel pretende atingir usuários mais experientes, uma vez que as versões 3.0 e 4.0 serão mantidas no mercado respectivamente para iniciantes e intermediários.
O "CorelDraw! 5.0" traz pelo menos seis programas principais e sete ferramentas de apoio. O pacote inclui dois discos de CD-ROM com 825 tipos de letras e 22 mil figuras e símbolos.
O grande destaque da nova versão é a mudança de layout, que deixa ao alcance do cursor do mouse as principais ferramentas de trabalho. A nova tela lembra o padrão de barra de botões, popularizada nos produtos da Microsoft.
O usuário de "CorelDraw!" irá sentir-se confortável com mais um diferencial do produto: a caixa de diálogo. Esse recurso facilita a navegação pelos outros programas do pacote. Com o mouse, é possível arrastar e soltar itens do "CorelDraw!" para o "Corel Photo-Paint", por exemplo.
A empresa oferece elementos de precisão na versão 5.0, permitindo calibrar as cores do monitor e do scanner e ajustar a impressora.
Uma novidade é a pré-visualização, na qual o usuário pode conferir em uma pequena janela o efeito que deseja aplicar. Na versão anterior a visualização do efeito era feita na própria imagem.
O recurso de Preview também ficou mais rápido do que na versão 4.0, mesmo usando um micro 486 com 8 Mbytes de memória RAM (a empresa recomenda o uso do pacote em um computador 486 com 16 Mbytes de RAM).
Tratamento de fotos
Imagens digitalizadas com scanner podem ser corrigidas no micro com o "Corel Photo-Paint". A nova versão agilizou a aplicação de recursos, entre eles os filtros de solarização e pontilhismo (formação da imagem por pequenas manchas), conferindo traços difusos a uma fotografia.
Apesar das inúmeras inovações, não é possível desfazer mais de uma vez uma tarefa, o que torna o programa limitado nesse aspecto.
Já presente na versão 4.0, o programa para animação "CorelMove" acrescentou o conceito de "morphing" (fusão de imagens), com o destaque de poder acompanhar passo a passo o processo.
Para usuários que querem tirar proveito do pacote, vale a pena conferir os programas "CorelChart" e "CorelShow". Esses aplicativos permitem criar gráficos e apresentações e levar o resultado em disquetes para micros que não têm o programa no disco rígido.
A mais significativa novidade que torna o pacote da Corel imbatível em diversas aplicações gráficas é a inclusão do "CorelVentura" para editoração eletrônica (leia texto nesta página).
Entre os utilitários presentes no produto, o destaque fica para o "CorelQuery" que permite importar informações de bancos de dados e incluí-las no "CorelChart" e no "CorelVentura".

ONDE ENCONTRAR
CI-COMPUCENTER: tel. (011) 214-0577

Texto Anterior: 'AutoCAD' chega mais perto do 'Windows'
Próximo Texto: Adobe lança 'Photoshop' para PowerMac
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.