São Paulo, domingo, 4 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Um português para além do bacalhau

JOSIMAR MELO

São Paulo é diferente do Rio de Janeiro em muitas coisas. Uma delas –e que dá vantagen aos cariocas– é não ter a mesma profusão de restaurantes portugueses. Aqui eles são em número bem menor. E muitos fazem o estilo do boteco mais simples, especializado em bacalhau.
Um marco diferenciado neste cenário foi inaugurado uma década atrás: o Marquês de Marialva. Hoje, ao completar dez anos, a casa mantém as características que fizeram dela um dos melhores restaurantes da cidade, além de ser um português diferente.
Dirigido pelos proprietários, o casal Maria Teresa e José Batalha, o Marquês de Marialva inovou na distribuição do ambiente e do serviço e na variedade do cardápio, bem mais amplo do que somente o bacalhau. Maria Teresa é uma estudiosa da culinária de sua terra e ao longo dos anos vem divulgando pratos regionais portugueses.
Uma viagem a Portugal no Marquês de Marialva deve incluir a cataplana de mariscos (feita numa panela bivalve com vinho e presunto), a chanfana de cordeiro (cozido no vinho), o camarão a seteais (com amêndoas e vinho do Porto), o arroz com frutos do mar e, é claro, também uma das muitas preparações de bacalhau, como o tradicional à Gomes de Sá. Faz parte também da viagem uma variada carta de vinhos portugueses, rica em textos explicativos e com preços suportáveis.
Tudo isso servido entre um couvert irresistível (os pães são fracos, mas o bolinho de bacalhau e as fatias de salpicão de porco...) e aquelas sobremesas (lampréia, toucinho do céu) fartas em ovos, indispensáveis para quem não se importa com uma dose a mais de açúcar e colesterol.
Marquês de Marialva. R. Haddock Lobo, 1.583, Jardins. Tel. 852-1805. Terça a sexta: 12h/15h e 19h/1h. Sábado: 12h/16h30 e 19h/1h30. Domingo: 12h/16h30 e 19h/0h. Estac. com manobrista. CC: AE, Credicard, Diners e Visa. $$$

Texto Anterior: UM CERTO VERÃO
Próximo Texto: Festas fofas com a Self-Service!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.