São Paulo, domingo, 4 de dezembro de 1994 |
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Aproveite o final de ano para lucrar com animação
NELSON ROCCO
Entre as atividades mais procuradas estão apresentação de Papai Noel, telegrama animado, teatro de fantoches e de sombras, show de palhaços e brincadeiras com personagens Disney. O negócio não exige grandes investimentos. Bastam dois telefones –que podem ser alugados–, uma mesa de escritório, uma máquina de escrever e um carro. É preciso investir ainda em produtos de maquiagem e ter espaço para guardar fantasias. Para as apresentações, pode-se trabalhar com free-lancers. Vanda Camargo, 29, e Neide Mackert, 23, donas da Cia. Circo & Fantasia, têm um cadastro com nomes de 50 atores. Régis Santos, 24, dono da Baciada de Gargalhadas, conta com 70 pessoas cadastradas, entre atores, músicos e cantores. A Abrakad'Arte Promoções e Eventos funciona há seis meses. A sócia Indira Alonso, 28, diz que os investimentos ficaram em cerca de R$ 5.000, em móveis de escritório e um computador. A margem de lucro, segundo ela, gira em torno de 50% já descontadas as despesas. Os maiores gastos são com figurino, divulgação e cachê de atores. Para divulgar as atividades, Indira envia correspondências por mala direta para empresas e pessoas físicas e faz anúncios classificados em jornais e revistas. Elyzeu Munhoz, 29, dono da Ataque de Riso, prefere ter um acervo variado de figurino a alugar fantasias. "Existem lojas especializadas em aluguel de roupas, mas o preço é muito alto. É melhor comprar o material e pedir para uma costureira confeccionar a peça." Ele afirma que paga 50% do valor cobrado como cachê para os atores. Os preços das animações variam de uma empresa para outra. A apresentação de fantoches da Cia. Circo & Fantasia custa R$ 130. Pela visita de um Papai Noel, a Ataque de Riso cobra R$ 100. Criar novas atividades é uma saída para enfrentar a concorrência. A Baciada de Gargalhadas programa visitas a sítios, museus e parques para estudantes. Santos, dono da empresa, diz que o preço para cada criança é de R$ 4,00, incluindo trabalho do monitor, ônibus e ingresso. (NR) Texto Anterior: Verão aquece mercado de polpa congelada Próximo Texto: Rede PostNet procura franqueados no Brasil; Edel negocia lojas de shopping no Uruguai; Sebrae lança guia na área de comunicação Índice |
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