São Paulo, domingo, 4 de dezembro de 1994
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Como montar uma loja de roupas?

Marlene Maslejew - São Paulo, SP
Para montar uma loja de roupas, é preciso definir que tipo de público você pretende atingir e qual linha de roupas irá comercializar.
O público poderá ser segmentado por classe econômica, faixa etária ou sexo.
Você também poderá atender a uma clientela específica –como categorias profissionais– ou vender uma linha específica de roupas, como meias, malhas e roupas de banho.
Suponhamos que você tenha optado por um comércio de roupas femininas de linha clássica, para mulheres de classe média, na faixa etária entre 25 e 40 anos.
Aqui, já definimos o segmento de mercado a ser atingido e o perfil do consumidor.
Definido o segmento, você deverá escolher o ponto comercial. Dê preferência para locais em ruas ou avenidas que já disponham de comércio forte ou em algum shopping center.
A loja deverá ser valorizada com vitrines bem decoradas, fachada discreta e promoções.
O ponto comercial não precisa ser muito grande. Cerca de 40 m2 são suficientes.
O empresário deve tomar algumas precauções para assegurar o sucesso do empreendimento.
É recomendável ter experiência gerencial, conhecer fornecedores e possuir capital para montagem e funcionamento da loja até que ela tenha tempo de conquistar o público.
Oferecer produtos de qualidade a preços competitivos, fazer planejamento e escolher o melhor momento para entrar no ramo são passos fundamentais.
É difícil calcular o investimento inicial para uma loja de roupas. Mas, vamos supor que sua loja tenha 60 m2 e um estoque de cem peças.
Nesse caso, você vai precisar de dinheiro para instalações (vitrines, balcões de atendimentos, araras, manequins, caixa e móveis), para o capital de giro inicial e para despesas de registro e regularização da empresa. Isso deve ficar entre R$ 20 mil e R$ 50 mil.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

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