São Paulo, domingo, 4 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bertolucci faz a festa

INÁCIO ARAUJO

O dilema, nos filmes de Bertolucci, é com frequência arranjar um lugar para a política e outro para a estética. E, ao ver a trajetória de Marcello Clerici (Jean-Louis Trintignant), na Itália dos anos 30, é possível indagar o que o filme tenta mostrar: o envolvimento do homem comum com o fascismo ou as virtudes da luz de Vittorio Storaro. As duas coisas, talvez. O certo é que a estilização violenta talvez aponte em Bertolucci uma convicção mais profunda na estética do que nas da política. E o fato é que nas cenas de festa o diretor italiano se excede: ninguém filma melhor, desde os tempos de Fred Astaire, o encontro do corpo com o encanto e do ritmo com alma. (Inácio Araujo)

O CONFORMISTA (Il Conformista). Itália, Alemanha, 1969, 106 min. Direção: Bernardo Bertolucci. Com Jean-Louis Trintignant, Stefania Sandrelli. Legendado. Na Cultura.

Texto Anterior: Lilian Ramos vira humorista; HBO leva ao ar o inédito "Entre Amigos"; 'Grand Canyon' no Telecine; Branagh ataca de thriller; A vida de Cristo no GNT; Maratona com Pernalonga; Dionne Warwick na Superstation
Próximo Texto: Meninos de rua, versão EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.