São Paulo, domingo, 4 de dezembro de 1994
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Oferta deve se normalizar em janeiro

DA REPORTAGEM LOCAL

A normalização da venda de carros novos, principalmente dos "populares", só deve ocorrer a partir de janeiro do próximo ano.
Para os carros importados, até a faixa dos US$ 40 mil, a tendência de equilíbrio entre oferta e procura só se dará depois de março de 95.
Diretores de revendas nacionais e de marcas importadas afirmaram à Folha que o mercado tende a se regularizar após o final do ano.
Haverá aumento do volume de importações, no caso dos estrangeiros, e crescimento da produção nas indústrias nacionais.
Hoje, a fila de espera para a compra do Uno Mille pode chegar a seis meses. Para o Gol 1.000i Plus ela é de três meses. Para a compra do Corsa Wind não há qualquer previsão.
A fila para importados como Honda Civic e Accord, Subaru Legacy, Daihatsu Charade, Daewoo Espero e Renault Twingo varia de dois a quatro meses.
Nicolau Kohn, diretor da revenda VW Davox, recomenda a compra de "populares" só depois de janeiro. "Depois da euforia do Plano Real, o mercado está se acomodando e além disso, haverá aumento de produção de carros".
Segundo a Volkswagen, a atual produção do Gol Plus é de 850 unidades/dia. Há estudos para que esse número aumente para 1.000 unidades/dia nos próximos meses.
O gerente de vendas da Galileo (Fiat), Sidnei Antonelli, disse que a entrega do Mille pelo sistema On-Line está sendo antecipada em dois meses. "Entregamos em novembro alguns carros que só seriam entregues em janeiro."
A Fiat informou que, com o adiamento das férias de dezembro dos funcionários da linha de montagem, haverá crescimento de 9.600 unidades/mês. A produção diária é de cerca de mil unidades.
Para os importados, os novos lotes de carros só deverão chegar em fevereiro, segundo seus representantes no Brasil.
Denis Sasahara, assistente do departamento comercial da Honda, disse que em janeiro desembarcam 25% mais carros que a soma de todo o desembarque do último trimestre deste ano.
Paulo Braga, gerente de marketing da Lada e da Subaru, e Luiz Carlos Caparelli, da Daihatsu, afirmam que as suas vendas marcas só se normalizarão em março.

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