São Paulo, segunda-feira, 5 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JFK tirou desenho a pedido da mulher

ARTHUR VERÍSSIMO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Engana-se quem acha que tatuagem é coisa só para gente "barra pesada". Figuras respeitáveis –entre eles boa parte dos nobres europeus– usam ou usaram tatuagem.
O rei George 5º, da Inglaterra, por exemplo, tinha uma tatuagem. Seu colega Nicolau 2º, czar da Rússia, também. Na Dinamarca, famílias de nobres tatuam o brasão de armas da família no corpo.
O ex-primeiro ministro britânico Winston Churchill usava, junto com o paletó e o chapéu-coco, uma âncora no braço direito. Sua mãe tinha um bracelete de flores. O ex-presidente americano John Kennedy tinha um desenho no corpo, mas sua mulher, Jackie, obrigou-o a tirá-lo.
No universo pop, a relação de tatuados é ainda mais ampla. Madonna, claro, é a referência mais imediata. Mas até veteranos, como o ex-007 Sean Connery, têm a sua.
O estilista francês Jean-Paul Gaultier desfila com um touro em seu peito. Janis Joplin tinha seu desenho. Cher e as "musas" Julia Roberts, Beatrice Dale e Melanie Griffith também têm.

Texto Anterior: TATUAGEM À BOLONHESA
Próximo Texto: Fazer tatuagem exige cuidados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.