São Paulo, terça-feira, 6 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petrobrás demite e suspende

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Petrobrás demitiu três trabalhadores na Bahia, afastou dez e suspendeu 30 na última sexta-feira. A informação foi dada ontem à Folha por Antonio Carlos Spis, coordenador da FUP (Federação Única dos Petroleiros).
Os petroleiros punidos eram acusados de praticar atos de sabotagem durante as duas últimas greves da categoria, em setembro e novembro. Segundo Spis, os trabalhadores não foram ouvidos.
Spis disse também que, apesar disso, a reunião marcada para hoje entre os trabalhadores e a Petrobrás não foi suspensa. Ele informou que a FUP está se organizando para evitar novas punições.
O ministro Delcídio Gomez (Minas e Energia) não quis falar sobre as demissões. Mas negou que Petrobrás e petroleiros tenham fechado um "acordo secreto".
Esse acordo teria sido combinado no último dia 25, durante audiência de conciliação no TST (Tribunal Superior do Trabalho) entre a empresa e os petroleiros, em greve há dois dias.
Para encerrar a paralisação, a Petrobrás teria concordado em atender a algumas das reivindicações dos trabalhadores, desde que feitas sem a participação dos ministros e longe da imprensa.
Spis também negou a existência desse acordo. Segundo ele, a FUP encerrou a greve porque "avaliou que havia como avançar nas discussões com a empresa".

Texto Anterior: Funcionários podem ganhar R$ 7.200 com a gratificação
Próximo Texto: Setor aeronáutico fora da privatização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.