São Paulo, terça-feira, 6 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Índice

Saiba o que é embreagem

DA REDAÇÃO

A embreagem é o sistema que permite a transmissão do movimento giratório obtido pelo motor para a caixa de transmissão manual (mecânica).
O sistema fica instalado entre o volante do motor (que recebe o movimento diretamente do virabrequim, peça que transforma o movimento linear dos cilindros em movimento circular, através das bielas) e o eixo-piloto do câmbio (em que são acopladas as engrenagens que permitem as diferentes relações de câmbio).
Ele permite que as marchas sejam engatadas e trocadas com o motor em movimento, desconectando –a cada acionamento do pedal esquerdo pelo motorista– o motor da transmissão.
O conjunto da embreagem é composto basicamente por três elementos: disco de embreagem (ou de fricção), feito de material fibroso, não-metálico; platô (uma mola de lâminas conhecida também como chapéu chinês pelo seu formato cônico) e rolamento.
Segundo o professor de mecânica Hans Ravache, o kit de embreagem pode ser usado por períodos entre 50 mil km e 60 mil km, em média, com grandes variações.
Práticas como descansar o pé sobre o pedal esquerdo, sair em segunda, "cantar pneus" e segurar o carro em ladeiras só na embragem reduzem a vida útil do conjunto em até 30%.

Texto Anterior: Sistema evita a utilização do pedal de embreagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.