São Paulo, quarta-feira, 7 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'MusicROM' erra compasso

EDSON FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

O CD-ROM "Blues: MusicROM Perspectives" foi feito com preguiça. Informações equivocadas e ausências capitais são os ingredientes que fazem o coquetel de falhas do produto.
Quem gosta de blues moderno vai procurar a biografia do guitarrista Stevie Ray Vaughan sem encontrar.
O CD-ROM privilegia os músicos contratados pelo selo Alligator, responsáveis pelas 13 músicas –muito bem gravadas– disponíveis no produto. Mas mesmo quando trata destes músicos, o CD comete erros crassos.
O produto assinala 28 de janeiro de 1935 como a data de nascimento da cantora Koko Taylor. Em entrevista à Folha, na semana passada, a cantora disse que nasceu em setembro.
E o triste é que o produto tinha tudo para ser bom. Ele teve como ponto de partida o livro "The Country Blues", escrito por Samuel Chates.
No livro, o autor costura a história do blues desde o final do século 19 até as evoluções mais contemporâneas. O CD-ROM deixou de lado a história e se deteve na biografia dos músicos e bandas.
A tela de abertura do programa é simpática. Uma sala tem como ícones uma pilha de discos, um aparelho de som, uma enciclopédia e uma janela que mostra a encruzilhada onde Robert Johnson teria feito um pacto com o diabo, trocando a alma pelo sucesso. (EF)

Texto Anterior: Jazz e blues têm história contada em CD
Próximo Texto: Disco oferece músicas raras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.