São Paulo, quarta-feira, 7 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Biografias ignoram problemas pessoais

EDSON FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Biografias ignoram problemas pessoais
Quem já é fã de Count Basie (1904-1984), Billie Holiday (1915-1959) e Louis Armstrong (1900-1971) vai encontrar poucas novidades nos CDs sobre eles.
Como que tentando sacralizar os biografados, os produtos ignoram suas vidas pessoais. Nos casos de Holiday e Armstrong é impossível dissociar a obra da vida.
Holiday nasceu na miséria e morreu em uma clínica para a recuperação de viciados. Armstrong aprendeu a tocar trompete em um reformatório, para onde foi levado após ter comemorado o Ano Novo de 1913 disparando tiros pelas ruas de Nova Orleans.
Quem ganhou com essas omissões foi Count Basie, que não teve uma biografia fora da música tão interessante assim.
Em seu CD-ROM, o pianista e "band-leader" ganha uma retrospectiva que lista todos os ingredientes que ele utilizou para estruturar e organizar o conceito do improviso coletivo no jazz.
Entre as músicas selecionadas, a maior ausência é de pelo menos uma faixa com a voz de Joe Williams. O próprio texto do CD diz que Williams foi o melhor cantor que já integrou a banda de Basie.
Os remédios para compensar essa e outras omissões aparecem na discografia e bibliografia recomendadas –o CD duplo "Count Basie and Joe Williams" e o livro "C.B. and His Orchestra".
Com entrevistados sem muita coisa para dizer, o CD-ROM sobre Billie Holiday sofre pelo excesso de impressionismo. É o campeão em número de adjetivos.
Mesmo assim, ele emociona no clipe em que Holiday canta "Fine and Mellow" durante um programa de TV, em dezembro de 1957.
Trazendo no rosto as marcas pelos excessos do passado, ela assiste o solo feito pelo saxofonista Lester Young, com quem manteve uma relação extramusical.
Se Young costumava tratar Holiday como lidava com seu instrumento, a relação foi ótima.
Sem diferenças formais com os outros CDs, o de Louis Armstrong peca por ter suas dez músicas extraídas de uma gravação feita em 1949, durante programa de rádio liderado por Bing Crosby. (EF)

Texto Anterior: Disco oferece músicas raras
Próximo Texto: Microsul vende micro Compaq multimídia; Brasoft tem novo gerador de formulários; SoftSolution baixa preço dos soft 'Crayola Studio'; RPS oferece micro 486 em 12 parcelas;
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.