São Paulo, quinta-feira, 8 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vieira diz ter sofrido desgaste

XICO SÁ
ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA

O advogado Cláudio Vieira, ex-secretário particular do ex-presidente Collor, venceu o primeiro "round" do julgamento que se iniciou ontem no STF.
O procurador-geral Aristides Junqueira o isentou da prática de corrupção passiva. A pena máxima para este crime é de oito anos.
Ao ouvir a notícia ao meio-dia de ontem pelo rádio, Vieira, que não foi ao julgamento, disse que lamentava já ter sofrido desgaste na sua imagem devido à denúncia.
Folha – O que o sr. achou da decisão do procurador-geral de livrá-lo desse crime?
Vieira – Senti que isso poderia ocorrer quando li o texto das alegações finais da acusação do Ministério Público.
Na verdade, ao contrário do que informou a PF nas suas investigações, nunca participei de qualquer ato de corrupção passiva.
Folha – O sr. acha que o procurador desfez uma injustiça ou não conseguiu reunir provas suficientes?
Vieira – Desfez uma injustiça, claro. Mas ele não teve culpa, fez o papel dele, pois preparou a sua denúncia respaldado no que foi fornecido pela Polícia Federal.
Folha – O sr. está mais aliviado agora?
Vieira – O estrago na imagem, a mancha por esta acusação de corrupção não se apaga nunca mais. Mesmo assim, a decisão do Ministério Público foi muito importante para mim.
Por uma questão de respeito à Justiça, eu gostaria de só falar definitivamente sobre isso ao final do julgamento do Supremo.
Folha –Já que o sr. se sente prejudicado, por que não processa a PF por perdas e danos?
Vieira – Ando tão cansado e envolvido com esse processo todo que eu prefiro não mexer mais com esse tipo de coisa. Prefiro esquecer.
Folha– Qual sua expectativa em relação às outras acusações (coação e corrupção de testemunha e supressão de documentos)?
Vieira - Acredito na minha defesa, sob os cuidados do advogado Roberto Delmanto.

Texto Anterior: "Espanta-me também que a comoção social tenha reduzido os réus desta ação penal apenas a dois (PC e Collor)"
Próximo Texto: Embraer é privatizada por R$ 154,1 mi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.