São Paulo, quinta-feira, 8 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A paz continua em Tinharé e Boipeba

MARIA DANIA JUNGES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

As ilhas de Tinharé e Boipeba, no centro-sul da Bahia, são um dos poucos redutos com praias semidesertas do litoral brasileiro.
Lá, ainda é possível, passar o dia usufruindo do sossego e da calmaria de pequenos vilarejos como Morro de São Paulo– na ilha de Tinharé, e Velha Boipeba– na iIlha de Boipeba, e se banhar num mar azul e de água morna.
Quem gosta de um pouco mais de agitação, principalmente se for a Morro de São Paulo no verão, deve procurar as praias batizadas de Primeira, Segunda e Terceira, e à noite, os barzinhos no centro do vilarejo.
Os amantes da paz têm quase a ilha inteira para descobrir em longos passeios até Gamboa– povoado de pescadores do outro lado da ilha (duas horas e meia de caminhada) e a fonte do Céu (percurso de uma hora e meia– belo trajeto sobre morro com vista fantástica para o mar e um trecho de Mata Atlântica para descer com cuidado.
Outros pontos a conhecer são o mirante do farol (construído em 1835), depois de dez minutos de subida íngreme, de onde se avistam as mais belas praias da ilha e o forte, construído em 1630 pelos portugueses, para se defender dos franceses e holandeses. Ali o pôr-do-sol é esplêndido.
Os passeios de barco pela ilha podem ser tratados com os pescadores locais. Na baixa temporada, os preços são melhores.
Na Quarta praia, quase sempre deserta, é possível fazer topless, mergulhar em piscinas naturais cristalinas e se desligar da civilização apreciando a paisagem composta por vastos coqueirais, areia e água que se estendem por quiômetros, habitados outrora pelos índios Tupinambá, com seus botoques de madeira enfiados nos lábios inferiores, orelhas e narinas.(Maria Dania Junges)

Texto Anterior: Onde ficar na região de Angra
Próximo Texto: Morro de São Paulo vira do avesso no verão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.