São Paulo, sexta-feira, 9 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Operação encontra ossadas em morro

RONALDO SOARES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

No segundo dia de ação militar no complexo da Cachoeirinha (Lins, zona norte do Rio), os fuzileiros navais encontraram ossadas humanas no morro do Gambá.
Num matagal cercado de pedras, no local conhecido como "Garganta da Morte", foram encontrados fêmures, tíbias, perônios, costelas, pedaços de crânio e parte de uma arcada dentária.
Um fuzileiro que ajudou a encontrar os restos humanos disse que havia pelo menos três crânios no matagal. Oficialmente, a Marinha, responsável pelas operações na área, não confirmou que o local funcionasse como cemitério clandestino, mas grupos de fuzileiros continuam rastreando a área.
Além do morro do Gambá, o efetivo de aproximadamente 2.000 fuzileiros navais voltou a ocupar ontem as favelas Cachoeirinha, Cachoeira Grande e Cotia.
Às 6h, tropas da Divisão Anfíbio foram transportadas para o alto dos morros em dois helicópteros Super Puma. Os fuzileiros desciam em "fast-hopes" (cordas especiais). Equipes do Batalhão de Choque e de Operações Especiais da PM, além de oficiais das polícias Civil e Federal, ajudaram na operação.
Com o auxílio de detector de metais, os fuzileiros encontraram no morro do Gambá duas metralhadoras 9mm, que estavam enterradas. Uma delas foi encontrada, junto com munições, sob o piso de um centro espírita.
Na porta de um barraco abandonado havia uma inscrição com um recado para os fuzileiros: "Não precisamos sentir ódio para sermos os mais temidos. CV para os navais - 7/12/94".
A Marinha divulgou um balanço das operações militares de ontem no complexo da Cachoeirinha. O número de detenções era de 27 suspeitos, sendo que 15 foram liberados. Os fuzileiros apreenderam 7 quilos de maconha, 30 papelotes de cocaína, 1.500 trouxinhas de maconha, uma balança de precisão e material para embalagem de droga. As armas encontradas foram um fuzil AR-15, uma pistola e dois revólveres calibre 38, uma espingarda de repetição calibre 38, duas metralhadoras 9mm e uma granada, além de munições para armas.

Texto Anterior: PC é pedido em casamento
Próximo Texto: Marinha conserta escola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.