São Paulo, sábado, 10 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo mantém inflação baixa, diz FHC

CLÓVIS ROSSI; SILVANA QUAGLIO
ENVIADOS ESPECIAIS A MIAMI

O presidente eleito Fernando Henrique Cardoso chegou ontem a Miami (EUA) atirando contra os que apostaram na perda de controle do governo sobre a inflação.
"Os últimos índices mostram, de novo, queda da inflação. Os que apostaram que nós não tínhamos capacidade de controlá-la viram que não é verdade", disse FHC ao chegar, por volta de 15h (18h em Brasília), ao Fontainebleau Hilton, hotel em que se hospedará durante a Cúpula das Américas.
FHC chegou ao aeroporto internacional de Miami pouco antes de Itamar Franco. Esperou-o e vieram juntos no carro até o hotel.
Ainda ontem, estavam previstos dois encontros de FHC com mandatários latino-americanos, os presidentes Ernesto Samper (Colômbia) e Ernesto Zedillo (México).
Também o presidente da Costa Rica, José Figueres Junior, pediu audiência.
O encontro com o anfitrião, Bill Clinton, não estava confirmado, até porque ficou acertado que FHC irá a Washington, já empossado, no primeiro semestre de 1995.
Tanto FHC como Itamar Franco referiram-se com as palavras elogiosas de praxe à integração hemisférica, tema central da Cúpula, mas o presidente eleito deixou entrever pouco entusiasmo com a pretendida Afta (Área Americana de Livre Comércio).
"O Mercosul é uma experiência de muito êxito", desconversou FHC, mencionando a zona de livre comércio entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, prioridade para a diplomacia brasileira.
"Queremos conversar com outros blocos, mas precisamos ver tudo isso sob uma ótica de favorecimento da população", concluiu.
Antes, no aeroporto, FHC dissera esperar que a Cúpula "leve à convergência e ao entendimento que permitam que o Brasil alcance o que mais necessita, o crescimento econômico".
O presidente eleito disse também que, para que o país crie empregos e acabe com a pobreza, é necessária cooperação internacional. Afirmou esperar que a Cúpula seja "um marco" do "investimento e crescimento econômico".
FHC riu quando o repórter da TV Bandeirantes quis arrancar a confirmação de Adib Jatene para a Saúde. "Isso eu só anunciarei no Brasil, quando for oportuno".
A Folha apurou que Itamar Franco, durante o vôo, disse à comitiva que o acompanha que "tudo estava sendo objeto de negociação", em matéria de composição do ministério de seu sucessor.
Os dois presidentes participariam, à noite, de jantar oferecido pelo presidente Clinton, que marca a abertura oficial da Cúpula.

LEIA MAIS
sobre a Cúpula das Américas à pág. 2-10

Texto Anterior: PMDB adere ao governo de FHC
Próximo Texto: Brasil e Argentina fecham acordo para autopeça; trigo terá sobretaxa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.