São Paulo, sábado, 10 de dezembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Tom Jobim é enterrado no Rio

DA SUCURSAL DO RIO E DOS ENVIADOS ESPECIAIS

O compositor e maestro Tom Jobim foi enterrado ontem às 18h no Cemitério São João Batista (Botafogo, zona sul do Rio). Jobim, um dos criadores da bossa nova, morreu anteontem em Nova York, aos 67 anos, devido a uma parada cardíaca.
Mil balões de gás, pretos e brancos, representando as teclas do piano e as notas musicais, foram soltos quando o corpo baixou à sepultura.
Tom foi enterrado na sepultura número 5.525, na quadra Jardim Primeiro – a principal do cemitério. A poucos metros estão enterrados Carmem Miranda, Vicente Celestino e Chacrinha.
Amigos de Tom lembraram sucessos do compositor. "Chega de Saudade", "Samba do Avião", "Águas de Março" e "Piano na Mangueira" foram cantados.
Durante o enterro, Ana Lontra Jobim, mulher de Tom, ficou abraçada cm Helena Jobim, irmã do compositor.
Mais de 500 pessoas estiveram no cemitério. Entre eles, as cantoras Gal Costa e Beth Carvalho e Helô Pinheiro (que inspirou Tom e Vinicius a comporem "Garota de Ipanema").
No velório, realizado no Jardim Botânico entre 14h15 e 17h30, a primeira constelação de estrelas da cultura brasileira prestou homenagem ao compositor.
Centenas de fãs e admiradores passaram rapidamente pelo caixão para satisfazer o desejo da família de realizar o enterro ainda ontem.
O caixão deixava Tom à mostra da cintura para cima. ele vestia um terno branco. Quatro bandeiras enfeitavam o caixão: do Brasil, do Rio de Janeiro, da Mangueira e do Fluminense. Um sabiá empalhado, pássaro muito cantado por Tom, foi colocado em cima dele. A família e amigos próximos ficaram numa sala ao lado da do caixão.
O presidente Itamar Franco, que viajou ontem para a Cúpula das Américas, nos EUA, foi representado pelo ministro da Cultura, Luiz Roberto Nascimento e Silva.
O presidente eleito, Fernando Henrique Cardoso que também viajou para a Cúpula, foi representado por seu filho, Paulo Henrique Cardoso. "Meu pai pegou o avião arrasado", disse Paulo Henrique.
Chico Buarque, parceiro constante de Tom, compareceu com a mulher, a atriz Marieta Severo. Caetano Veloso e Gilberto Gil vieram de São Paulo, onde estão apresentando show juntos.
O cantor João Gilberto, um dos fundadores da bossa nova junto com Tom e Vinicius de Moraes, não compareceu. Sua filha, a cantora Bebel Gilberto, disse que ele ficou muito abalado.
Para o presidente das Organizações Globo, Roberto Marinho, Tom "era uma pessoa que tinha o dom de ser uma agradável companhia, um velho companheiro".
Pouco antes de o corpo ser levado ao cemitério, a família e amigos pediram para ficar a sós na sala.
Eles rezaram um Pai Nosso e uma Ave Maria e depois começaram a bater palmas. As pessoas do lado de fora aderiram à ovação.
Os pontos prediletos do compositor, na zona sul, não foram esquecidos em seu cortejo fúnebre: a praia de Ipanema, a churrascaria Plataforma e o Jardim Botânico.
Em cima de um caminhão do Corpo de Bombeiros, o caixão com o corpo de Jobim desfilou por várias ruas do Rio coberto com a bandeira do Brasil.
Num cortejo que não reuniu multidões ao longo do trajeto, o corpo de Jobim levou duas horas e 37 minutos para ir do aeroporto internacional do Rio, na Ilha do Governador (zona norte), até o Jardim Botânico.
Pelo trajeto, grupos de pessoas se reuniam para prestar suas últimas homenagens ao maestro. Uns batiam palmas, outros choravam.
As homenagens começaram já na pista do aeroporto, quando o caixão foi retirado do avião MD-11 da Varig, chegou de Nova York às 10h20. Cerca de 60 pessoas se concentraram em volta do caixão, já na pista.
Antes que a bandeira do Brasil fosse colocada no caixão, os presentes fizeram um minuto de silêncio – batendo palmas ao final.
O mau tempo impediu a homenagem planejada pela tripulação do vôo 867 da Varig. Por causa da pouca visibilidade, o avião não pôde sobrevoar a zona sul carioca em baixa altitude.
A intenção do comandante Paulo Branco era sobrevoar as praias, a lagoa Rodrigo de Freitas, e o Jardim Botânico. Mas o comandante foi informado pelos controladores de vôo que seria arriscado fazer o sobrevôo por causa da neblina.

Próximo Texto: Tom Jobim é velado no lugar que ele considerava o paraíso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.