São Paulo, sábado, 10 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Índice

"Parceria" mostra clássicos da MPB

EDSON FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

A idéia de reunir no palco os cantores e compositores cariocas João Nogueira e Paulo Cesar Pinheiro era tão óbvia que demorou 22 anos para acontecer. Eles cantam hoje e amanhã no Teatro Paramount.
As apresentações marcam o lançamento do CD "Parceria", primeiro do duo pelo selo Velas. O trabalho foi gravado ao vivo –com a presença de platéia– nos estúdios Veridiana, em São Paulo.
Durante o show, Nogueira e Pinheiro vão cantar as 17 músicas do disco. São clássicos compostos pelos dois como "Espelho", "Súplica", "Poder da Criação" e "Eu, Hein, Rosa".
Em entrevista à Folha na quarta-feira, o duo explicou como nasceu a idéia desse show.
"Durante um dos shows em comemoração do meu aniversário, em abril passado, Eduardo Gudin me viu cantando com o João no bar Jazzmania e teve a idéia", lembra Pinheiro.
Como dono da idéia, Gudin teve o privilégio de produzir o CD. E não teve muito trabalho, apesar de estar lidando com dois compositores que não sabem tocar nenhum instrumento.
"Nosso método de composição é intuitivo", diz Pinheiro. "O Baden Powell, que é um senhor musicista, compõe como a gente. Primeiro na cabeça e depois ele passa para o instrumento", arremata Nogueira.
Nesses 22 anos de parceria, a harmonia das composições se estendeu até a relação pessoal entre os dois compositores. "Eu sou brigão e o Paulinho também, mas nunca nos desentendemos", garante Nogueira.
Para acompanhar os compositores, um time de seis músicos foi escalado juntando integrantes das bandas de Nogueira e Pinheiro.
No disco, a participação da platéia é sempre comportada e é esse tipo de reação que os compositores esperam nos seus shows.
"Nosso show é contemplativo. Por isso que um teatro com poltronas é o lugar ideal para ele", afirma Nogueira.
Mas apesar de contemplativo, o show é repleto de momentos emocionados. Nogueira lembra que durante os shows no Rio muita gente chorou ouvindo as músicas, principalmente as que foram gravadas pela cantora Clara Nunes.
Outro momento forte, no disco e no show, é quando Pinheiro recita um poema de sua autoria sobre o amor que tem pela música.
Os compositores esperam que seus shows em São Paulo tenham a mesma aceitação que tiveram no Rio. "Minha carreira foi toda construída aqui", lembra Pinheiro.
A única bronca que eles têm da cidade é o trânsito complicado que enfrentaram na última quinta-feira. Devido a uma inundação, a marginal do Tietê –uma das principais vias paulistanas– ficou congestionada e parou a cidade.
"Depois dizem que o Rio é que é controlado por marginais", brincou Nogueira. (Edson Franco)

Show: Parceria
Quem: João Nogueira e Paulo Cesar Pinheiro
Quando: hoje e amanhã, às 21h
Onde: Teatro Paramount (av. Brigadeiro Luis Antônio, 411, tel. 011/605-0665, região central)
Ingressos: R$ 12

Texto Anterior: Junior Wells encerra apresentações em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.