São Paulo, segunda-feira, 12 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cuidado e equipamentos são fundamentais

DA REPORTAGEM LOCAL

Quem anda de patins está arriscado a tomar tombos e até sofrer ferimentos mais graves. Ainda mais se estiver sem equipamento de proteção.
As quedas no "half" (pista em "U", também usada por skatistas) estão entre as principais causas de acidentes na pista Rock & Roller.
Apesar de uma placa informar a obrigatoriedade do uso de equipamento, poucos patinadores seguem a recomendação e é difícil ver alguém de capacete.
"Ninguém usa e todo mundo se machuca. Precisam colocar na cabeça que além de divertido é muito perigoso. Você está brincando com a gravidade", diz Fernando Espigado, gerente da pista.
O "half" da Rock & Roller tem 3 metros de altura. Fernando conta que no penúltimo domingo ajudou a socorrer um garoto que caiu na rampa e quebrou o braço.
"Isso acontece sempre. Não adianta nada colocar o aviso. Eles acham que porque sabem andar não precisam usar proteção."
Flávia Corrêa Martins, 15, que anda de patins desde os seis anos e comprou seu "in line" no início do ano, é uma das que já se esborrachou andando no "half".
"Não faz muito tempo que eu caí e tive que engessar o braço. Mas também foi a primeira vez que eu caí feio."
Mas não é só no "half" que os acidentes acontecem. Luciana Redó, 17, já caiu enquanto patinava na pista. Na queda, bateu a cabeça e acabou desmaiando.
Andar no "half" exige treino e é para os patinadores mais experientes. A manobra mais complicada e perigosa é o mortal.
O salto pode ser um giro de 360 graus (uma volta) ou 540 graus (uma volta e meia) em torno do próprio corpo.
Outro salto executado pelos patinadores é o "aerial", um salto no ar. No "hoho plant" o patinador planta bananeira na borda da pista de costas e volta patinando também de costas.
Para fazer um "invert", o patinador planta bananeira de lado e volta patinando de frente.
Na CPP (Companhia Paulista de Patinação) o "half" não pode ser usado pelos frequentadores. A rampa serve apenas para demonstrações da equipe da casa.

Texto Anterior: Sertãozinho sedia Mundialito
Próximo Texto: Sem fronteiras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.