São Paulo, terça-feira, 13 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Família cria também cavalos

SEBASTIÃO NASCIMENTO
DO ENVIADO ESPECIAL

A família Lisbona cria ainda em Itupeva cavalos mangalarga. Cerca de 80 animais formam a tropa. Eles têm sangue de garanhões famosos, como Emo OJC, Forró e Faveiro.
Os cavalos se alimentam também de silagem, fato raro na criação nacional.
Patrick Lisbona diz que a alfafa é plantada em sete alqueires da propriedade, o milho em 12 alqueires e, no inverno, a aveia é cultivada.
É Patrick quem supervisona a pastagem. Toda a produção de verde é consumida pelos cavalos e pelo gado.
Patrick usa o capim crotalária com dupla finalidade: evitar a erosão (a fazenda tem topografia pouco plana) e para plantio direto do milho, que é cultivado na cobertura do crotalária.
Tudo é aproveitado na fazenda. O esterco do gado, por exemplo, vira adubo e é esparramado no pasto ou na alimentação de peixes criados em pequenos açudes.
Cinquenta pessoas trabalham na Arlina Agropecuária. Todas moram em casas construídas no interior da fazenda.
Para que as vacas, como a holandesa Guadalupe, conseguissem produção diária de 38 litros de leite, a Arlina investiu em manejo, alimentação e genética ao mesmo tempo.

Texto Anterior: Produtor está otimista com real
Próximo Texto: Calor e umidade favorecem desenvolvimento das plantas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.