São Paulo, terça-feira, 13 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Colloridos preparam projeto de anistia

GUSTAVO PATÚ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A "tropa de choque" de Fernando Collor vai aproveitar a decisão de ontem do STF para propor um projeto-de-lei para anistiar o ex-presidente da perda de seus direitos políticos.
Os colloridos querem um projeto nos moldes da anistia aprovada no Senado em benefício de Humberto Lucena (PMDB-PB).
A idéia começou a ser discutida pelos senadores Áureo Mello (PRN-AM) e Ney Maranhão (PRN-PE) e pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), todos leais a Collor. A argumentação é que a inocência de Collor teria sido comprovada ontem pelo Supremo.
"Tem que ser um projeto igual ao do Humberto (Lucena)", disse Áureo Mello. "Será proposto logo, ou por mim ou pelo Roberto Jefferson, na Câmara", previu.
Os colloridos pretendem jogar com a contradição entre a anistia a Lucena, condenado pela Justiça, e a manutenção da pena imposta a Collor, absolvido pelo STF. "Collor foi um Jesus Cristo crucificado por calúnias", disse Mello.
O senador Jarbas Passarinho (PPR-PA) não descarta a possibilidade de os cassados pela CPI do Orçamento, que presidiu, também acabarem absolvidos pela Justiça.
"Aqui no Congresso o julgamento é político, mas lá fora é técnico. Isso pode beneficiar alguns", avaliou. Passarinho lembrou que o Ministério Público já reclamou de falta de provas nas acusações da CPI do Orçamento.

Texto Anterior: Julgamento estressa juízes e advogados
Próximo Texto: Ex-presidente recebe visitas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.