São Paulo, terça-feira, 13 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tubarão ataca surfista em PE

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Um tubarão atacou anteontem o estudante Jorge Oliveira Andrade, 19, que surfava na praia do Paiva, município do Cabo (41 km de Recife, PE).
No mesmo local, há 12 dias, o surfista Claudemilson Lima, 21, morreu após ter a perna esquerda dilacerada por um tubarão.
O ataque a Andrade é o nono registrado este ano nas praias de Pernambuco e o 13º desde setembro de 93. Lima foi a única vítima fatal.
O estudante sofreu um corte na coxa direita e levou 16 pontos. Ele foi liberado cerca de uma hora depois de ser atendido no hospital.
Durante uma semana, Andrade terá que ser submetido a tratamento com antibióticos para evitar infecções.
O rapaz disse que surfava quando viu um tubarão "cinza e com mais de dois metros" se aproximar e investir contra ele.
Com uma mordida, o animal atingiu Andrade e arrancou um pedaço da prancha, deixando nela uma marca com cerca de 30 cm em forma de "U".
Para escapar, o estudante disse que deu um chute no tubarão. Na hora, disse, ele não percebeu que já havia sido atingido.
"Só depois vi que minha perna estava sangrando", disse Andrade. Apoiando-se na prancha, ele nadou até a praia, onde foi socorrido.
Alguns surfistas que estavam no local também viram o ataque. "Avisei os outros e saí na primeira onda", disse Paulo Castro.
Na tentativa de descobrir a causa dos ataques, especialistas em tubarões organizaram uma expedição no litoral pernambucano.
Durante um ano, os peritos vão estudar a biologia desses animais e conhecer as espécies que habitam próximo às praias do Estado.
Para o especialista Fábio Hazin, as espécies que podem estar atacando os surfistas são o tubarão-tigre ou o cabeça-chata.
Ambos, afirmou Hazin, são agressivos e de grande porte. O tubarão-tigre, disse, pode chegar a medir seis metros.
Para capturar os tubarões os peritos utilizam uma linha especial com 200 anzóis e três quilômetros de extensão.
Os animais fisgados são levados ao laboratório da Universidade Federal Rural do Estado para análise.

Texto Anterior: Amaral Netto sofre acidente de carro; Coral se apresenta em igreja de São Paulo; Jaguar de Maluf perde a roda na Imigrantes; Professores entram em atrito com PMs
Próximo Texto: Caraguá cria comissão para defender Tião
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.