São Paulo, terça-feira, 13 de dezembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Time do Palmeiras cresce nas finais

MARCELO DAMATO
DA REPORTAGEM LOCAL

Na decisão do Campeonato Brasileiro, os dois finalistas mostram tendências opostas. Enquanto o Palmeiras está em evolução, o Corinthians patina.
Os números de ambos os times em cada uma das fases do campeonato, levantados pelo Datafolha, atestam essa divergência.
Em fundamentos como finalizações e desarmes, o Palmeiras apresentou evolução na terceira e quarta fases do Brasileiro (veja quadro ao lado). O Corinthians mostra, em alguns casos, regressão.
Corinthians e Palmeiras tiveram história semelhante neste Brasileiro. Na primeira fase, os dois times chegaram em primeiro lugar em seus grupos (A e D, pela ordem).
Na primeiro turno da segunda fase, tornaram a vencer seus grupos e foram os primeiros a garantir vagas para a terceira fase.
No segundo turno, ambos mostraram queda de produção. O Palmeiras poupou os titulares em alguns jogos. No Corinthians, a maioria dos titulares e vários reservas tiveram problemas médicos.
Os números do Datafolha mostram queda dos times do primeiro para o segundo turno. No Corinthians, os passes errados subiram de 23% para 24%, desarmes completos caíram de 102 para 96 e finalizações certas, de sete para seis.
No Palmeiras, os desarmes caíram de 157 para 138, as finalizações, de sete para cinco, e os escanteios a favor, de dez para seis.
Nas quartas-de-final, o Palmeiras melhorou em quase todos os fundamentos. Os desarmes subiram para 177, os lançamentos certos dobraram de seis para 12 e os escanteios conquistados passaram de seis a sete.
Mas também há pontos fracos. O índice de passes errados passaram de 18% ao longo de todo o campeonato para 27% nas semifinais, aumento de 50%.
No Corinthians, os índices oscilam. Na terceira fase, o time errou 18% dos passes e fez 19 finalizações por jogo. Nas semifinais, errou 26% e finalizou 16 vezes.
O time perdeu menos bolas nas semifinais (36 contra a média de 46), mas as assistências caíram para três (média de quatro).

LEIA MAIS
sobre a final do Brasileiro nas págs. 2, 3, 4 e 6

Próximo Texto: Reunião define os juízes das finais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.