São Paulo, terça-feira, 13 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"SENHORA"

"SENHORA"
Publicada pela primeira vez em 1875,

Publicada pela primeira vez em 1875, "Senhora", romance brasileiro de José de Alencar, critica o casamento por dinheiro e a artificialidade da vida social da época.
Esse romance é diferente de outros romances românticos, o autor coloca Aurélia, heroína da história, como uma mulher que vence seus sentimentos para articular uma vingança.
Fernando Seixas a traiu na mocidade, ele a trocou por dinheiro. Aurélia fica rica mais tarde e usa isso como arma de combate para vingar os sentimentos mais nobres, criticar o que existe de corrompido na sociedade, a agiotagem que envolve o amor e o casamento.
Do ponto de vista de técnica de composição, a obra se divide em três partes: preço, quitação, posse e resgate, com diferentes graus de intensidade, dosando a dramaticidade com flashes do passado da protagonista.

Texto Anterior: Conheça a história
Próximo Texto: "VIDAS SECAS"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.