São Paulo, terça-feira, 13 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre em Berlim aos 85 anos o escultor abstrato suíço Max Bill

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O escultor, arquiteto, escritor e político suíço Max Bill morreu na última sexta-feira vítima de um ataque cardíaco no aeroporto de Berlim (Alemanha). Bill aguardava seu vôo para Zurique (Suíça). Ele estava com 85 anos.
Bill nasceu em 1908, na cidade de Winterthur. Filho de um empregado das ferrovias suíças, estudou arquitetura e artes na escola de arquitetura Bauhaus, onde foi influenciado por seu compatriota Paul Klee e artistas como Kandinsky e Moholy-Nagy.
Líder da Escola Concreta, empregou o que ele chamava "uma relação matemática com a arte", em que pretendia representar "pensamentos e desejos abstratos através de formas palpáveis e sensuais".
Max Bill trabalhou e viveu a maior parte do tempo em sua casa em Zurique, logo transformada em uma espécie de museu de obras de artistas como Klee, Kandinsky, Mondrian, Alberto Giacometti e Fritz Glarner, todos amigos seus.
No início dos anos 50, concebeu a Ulm Design College, no sul da Alemanha, uma escola que deveria continuar os trabalhos e conceitos desenvolvidos na Bauhaus.
Chegou a ser reitor durante cinco anos, mas a abandonou em 1956 devido a disputas internas. Polêmico, em 1988 se recusou a comparecer a uma festa em homenagem aos seus 80 anos pois estava irritado com as mostras feitas em sua homenagem, "todas pouco representativas", dizia.
As obras de Max Bill já foram expostas no Brasil. Em 1990, o MAC-USP promoveu uma mostra de arte abstrata com obras do artista suíço.

Texto Anterior: Dionísio Azevedo foi pioneiro da televisão
Próximo Texto: Livro sobre Ruy Ohtake sai em 26 países
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.