São Paulo, quarta-feira, 14 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anistia a Lucena deve ser aprovada hoje; líderes querem mudar projeto

JOSIAS DE SOUZA

Diretor-executivo da Sucursal de Brasília RAQUEL ULHÔA Da Sucursal de Brasília
A Câmara tentará votar hoje o projeto que concede anistia ao senador Humberto Lucena (PMDB-PB). As lideranças não têm mais dúvidas quanto à aprovação da proposta.
Os líderes na Câmara querem, no entanto, alterar o projeto. Eles consideram a proposta do Senado ampla demais. A idéia é restringir a anistia a parlamentares acusados ou condenados por ilícitos eleitorais relacionados à impressão de publicações na gráfica do Senado.
O líder do PFL, deputado Luís Eduardo (BA), defende que os acusados de usar irregularmente a gráfica do Senado devolvam aos cofres públicos o valor equivalente ao custo da impressão do material.
Lucena teve seu registro eleitoral cassado devido à impressão na gráfica do Senado e distribuição de 130 mil calendários, em 1993.
Os líderes na Câmara temem que o texto aprovado no Senado possa beneficiar outros políticos acusados de crime eleitoral, como os envolvidos nas fraudes das eleições do Rio de Janeiro.
A proposta original teve apoio do PMDB, PC do B e PTB. O PFL concordou com o pedido de urgência, mas defendeu mudanças no projeto. Ficaram contra a urgência e o mérito do projeto PT, PPR, PDT e PL. O PSDB foi contra a urgência, mas a maior parte da bancada apóia a anistia.

Texto Anterior: STF condena PC, seu sócio e secretária
Próximo Texto: Grandes e pequenos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.