São Paulo, quarta-feira, 14 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Ensaio Poético' mostra o mundo de Jobim

MARCELO REZENDE
DA REDAÇÃO

"Ensaio Poético", relançado agora pela editora Record, traz em 114 páginas fotos, textos e canções de Tom Jobim, com trabalho fotográfico realizado por sua mulher, Ana Lontra Jobim.
O livro foi lançado, em sua primeira edição, em 1988. A idéia era documentar "o artista em seu estúdio". Retratar o cotidiano de Jobim nas imagens de sua casa, os lugares que frequentava e as paisagens que faziam parte de seu trabalho: a música.
"Ensaio", que originalmente pretendia o rapto casual de um momento –o da intimidade do casal Jobim– volta agora às livrarias por motivos claros: ser um documento do músico, morto em NY na última quinta-feira.
Mas, o que se vê nas fotos de Ana Lontra, sua viúva, não é exatamente o Tom Jobim como personagem histórico, criador da bossa nova ou parceiro de Vinicius de Morais. Em suas fotos existe apenas um compositor atento à construção de seu cotidiano.
Vemos então seu piano, seus amigos da Churrascaria Plataforma, a vista que tinha de sua janela (e isso em Jobim não é prosaico, mas essencial) e seus objetos de trabalho. Como partituras ou uma lente para estudar as plantas do Jardim Botânico.
O que realiza essas imagens no livro não são apenas os momentos retratados por Ana Jobim. Mas, os textos escritos por Tom, que contam sempre um pouco de sua história, ou dos lugares por onde passou. Sempre, de forma inteligente, empurrando suas memórias para um comentário do fato presente.
"Então a juventude é o maior pecado, quando os desejos são mais prementes, a paixão mais despropositada, a alma arrebatada, o romantismo exacerbado, as mãos geladas, suadas, a respiração ofegante, o beijo roubado, o sexo imperativo, imperioso, poderoso, mandatário, inprevisível, perigoso... e, se ainda por cima de tudo isso vem Aids, aí fica realmente muito difícil". Assim ele escreve, para explicar uma paixão da adolescência e relacioná-la ao agora, em um Rio de Janeiro ideal.
Um lugar, o Rio de Janeiro, assim como as árvores e seus passarinhos, que representava, ao menos para Tom Jobim, como mostra esse livro, um ponto fixo em seu mundo em rotação.

Título: Ensaio Poético - Tom e Ana Jobim, 144 págs
Relançamento: Editora Record/Passaredo
Quanto:R$ 50,00

Texto Anterior: Guerreiro pode agir como criança
Próximo Texto: Missa de sétimo dia terá grupo de celos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.