São Paulo, quarta-feira, 14 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Micro vira ilha de edição

JAIRO TADEU LONGHI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Chega ao mercado a versão 2.0 do Media 100, software para Macintosh que substitui as tradicionais ilhas de edição, equipamento usado para finalizar filmes e gravações em vídeo.
O Media 100 vem em placas para serem instaladas no Mac, que passa a fazer interface com qualquer PC e todo tipo de videocassete ou VT.
O Media 100 permite acesso direto e rápido ao material de vídeo, para edição, o que é impossível numa fita.
No Media 100, é possível armazenar, em tempo real, uma hora de cenas com movimento, em modo "draft" (rascunho), com quatro canais de áudio de qualidade semelhante à obtida em CD e, em seguida, tratar a qualidade da apresentação final.
Essa versão preliminar da gravação tem qualidade inferior. Depois, é convertida automaticamente para qualidade broadcast (para uso em emissoras).
O sistema permite escolher a qualidade de gravação. Por exemplo, para o padrão Beta –videocassete adotado pela maioria das emissoras–, são 60 Kbytes por quadro (um segundo requer 30 quadros). Com 150 Kbytes por quadro, o resultado é superior à qualidade broadcast analógica atual.
A imagem de qualidade superior permite 5 minutos de gravação em 1,2 Gbytes de disco, enquanto a de qualidade inferior possibilita 10 minutos no mesmo espaço.
O sistema deve ser usado com dois monitores de 17 polegadas de alta resolução (dot pitch de 0,16), um para os comandos da ilha de edição, outro para ver e identificar as cenas em arquivo. Para acompanhar o resultado da edição, é preciso um televisor-monitor.
Clicando e arrastando o mouse é possível reposicionar uma cena, encurtá-la e fazer cortes secos, para a imagem ou para qualquer dos quatro canais de som. Poucos cliques mais e se obtém a fusão de imagens.
O Media 100, com Macintosh e todos os opcionais, custa cerca de US$ 70 mil. (Jairo Tadeu Longhi)

ONDE ENCONTRAR INTEK: tel. (011) 574-5788

Texto Anterior: Alfa Digital aposta em nova linha de micros
Próximo Texto: Conheça ofertas de micros e periféricos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.