São Paulo, quinta-feira, 15 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado espera superverão 'tropicaliente'

PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

Motivado pela divulgação das paisagens feita pela novela "Tropicaliente", da Rede Globo, o Ceará espera atrair número recorde de turistas durante o verão.
Segundo a assessoria de imprensa da Coditur (Companhia de Desenvolvimento do Turismo do Ceará), desde que a novela foi ao ar, em maio passado, os hotéis operam com 70% de ocupação.
A Coditur afirma que este ano não houve baixa temporada no Estado. Todos os hotéis já estão lotados em janeiro e a expectativa é de atrair 200 mil turistas.
O presidente da seção cearense da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Demerval Diniz, diz que as praias, o sol e a segurança são os principais atrativos.
Segundo ele, desde setembro último as entidades ligadas ao turismo, junto com o governo estadual, criaram um fórum permanente para discutir as deficiências do setor.
"O fórum já conseguiu aumentar o efetivo de policiais que atendem os turistas e garantir uma estabilidade nos preços de hotéis e restaurantes", diz.
Diniz afirma ainda que a principal preocupação do fórum é garantir infraestrutura para o grande número de turistas que são esperados nesta temporada.
"As empresas aéreas já garantiram vôos fretados de acordo com a demanda e os hotéis só reservarão as vagas que dispuserem", diz.
A partir de dezembro, a TAF (Transportes Aéreos de Fortaleza) colocará em operação três vôos semanais para Jericoacoara (350 km a oeste de Fortaleza), considerada uma das praias mais belas do litoral brasileiro.
Para os que visitarem Fortaleza, a grande atração deste verão será acompanhar o pôr-do-sol na ponte metálica.
A ponte foi reformada recentemente pela Secretaria Estadual de Cultura com a construção de restaurante, bar e observatório.
Situada na parte mais bucólica da praia de Iracema, a ponte é um referencial histórico. Foi construída no início do século pelo governo britânico.
Hoje, a ponte é o ponto de paquera, pescaria e lazer mais concorrido da cidade.
Os barzinhos da praia de Iracema e as cerca de cem casas de forró existentes são as melhores diversões para a noite de Fortaleza.
O mercado central, a Emcetur e o calçadão da praia do Náutico são as boas alternativas para conhecer o artesanato. Um conselho: a pechincha sempre funciona bem.
O roteiro gastronômico da capital cearense passa obrigatoriamente pelos vários restaurantes da orla marítima. Os pratos são à base de peixe e frutos do mar.
Os restaurantes do mirante de Mucuripe, no morro de Santa Terezinha, oferecem como opção adicional uma belíssima visão panorâmica da cidade.

Texto Anterior: Ceará irradia 2.800 horas de sol por ano
Próximo Texto: Beach Park amplia área de lazer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.