São Paulo, quinta-feira, 15 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Percorra o cenário da novela

PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

Criticada por esconder a miséria social do Ceará, a novela "Tropicaliente" ganha a unanimidade pela competência com que mostra as belas paisagens locais.
Um roteiro para quem deseja conhecer pessoalmente o Ceará "Tropicaliente" poderia começar com uma visita à praia do Porto das Dunas, onde funciona a cidade cenográfica na qual está instalada a aldeia de pescadores mostrada pela novela.
O percurso de 23 quilômetros que separa a capital Fortaleza de Porto das Dunas pode ser feito de bugue, permitindo um contato direto com uma região geográfica formada por imensa dunas de areia à beira-mar.
É também em Porto das Dunas que está localizado o Beach Park, um parque aquático semelhante aos existentes na Flórida, Estados Unidos (veja texto acima).
Na novela da Globo, o parque pertence ao personagem Franchico, interpretado pelo ator Cássio Gabus Mendes.
Na praia do Cumbuco (37 km a oeste de Fortaleza), onde está localizada a casa da personagem Olívia (interpretada por Leila Lopes), pode-se conhecer um dos locais preferidos pelos turistas que visitam o Ceará.
Além de uma paisagem com muitos coqueiros, mar aberto e imensas dunas, Cumbuco oferece aos seus visitantes passeios a cavalo, de bugue e ultraleve.
Os bugueiros locais costumam fazer verdadeiras acrobacias com os visitantes no circuito das dunas.
A lagoa do Banana é uma boa opção de banho e para performances em um jet ski.
Na praia das Fontes, situada no município de Beberibe (100 km a leste de Fortaleza), pode-se conhecer as fontes naturais de água formadas a partir de falésias.
O turista que visitar a praia das Fontes deve dar uma esticada até a praia do Morro Branco (veja reportagem na pág. 6-17), que recentemente deslumbrou a futura primeira-dama do país, Ruth Cardoso, pela riqueza de seu artesanato local.
Organizados em forma de cooperativa, os moradores de Morro Branco são uma versão realista dos pescadores mostrados na aldeia de "Tropicaliente". Os homens vivem da pesca e as mulheres da fabricação de peças artesanais.
Um passeio de barco pela orla é a forma mais agradável de se conhecer as praias que compõem a paisagem de Fortaleza.
Para aqueles que querem um programa mais romântico, a sugestão é fazer esse passeio à noite, quando os barcos oferecem serviço de bar e música.
O lado mais sofisticado de Fortaleza, mostrado com mais frequência na novela, deve ser visto de três maneiras.
A primeira pode ser uma tarde de compras em um dos shoppings do bairro nobre da Aldeota.
Jantar no restaurante Platô, situado na torre de um prédio de 15 andares, e uma noitada na boate Éden, frequentada pelos socialites da cidade, completam o programa 'tropicaliente'.

Texto Anterior: Beach Park amplia área de lazer
Próximo Texto: Morro Branco tem a magia das cores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.