São Paulo, segunda-feira, 19 de dezembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Estudantes fotografam cenas de Natal

ANTONINA LEMOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Alexsander Pacotte, 16, e Rodrigo Garcia, 14, têm algumas coisas em comum. Os dois cursaram a oitava série esse ano, querem ter uma banda de rock, torcem pelo São Paulo e adoram o grupo Raimundos. Mas as semelhanças param por aí.
Rodrigo é aluno da escola Porto Seguro, no Morumbi, uma das mais tradicionais de São Paulo, e pensa em ser advogado.
Alexsander estudou este ano na Escola Estadual de Primeiro Grau Professor Adolfino Arruda Castanho, no Rio Pequeno (zona norte de São Paulo).
Ele repetiu de ano e pensa em cursar o supletivo no próximo ano. Antes, quer arrumar um emprego de office-boy.
Os dois garotos foram convidados pelo Folhateen para fazer um ensaio fotográfico e mostrar o que eles pensam sobre o Natal.
Eles puderam fotografar o que quiseram, nos lugares que escolheram. Foram acompanhados por uma equipe de repórter e fotógrafo.
Rodrigo, que adora as festas de fim de ano, fotografou as ruas decoradas dos Jardins e se preocupou em fazer fotos "mais artísticas".
Ele fotografou também a árvore de Natal da casa de sua avó, na rua da Consolação, nos Jardins (zona central), onde costuma passar a data com a família toda reunida.
Alex convidou o amigo Antônio Abel, 16, para fazer as fotos com ele. Antônio parou de estudar ano passado para trabalhar como office-boy. Foi demitido e acabou ficando sem fazer nada. Pretende arrumar um emprego e voltar a estudar, no ano que vem.
Os dois quiseram fazer um ensaio fotográfico que mostrasse as diferenças sociais. Deram até um nome para o ensaio: "O Natal do brasileiro."
Para isso, fotografaram o shopping Iguatemi (porque é "bem rico", segundo Alex) e procuraram moradores e rua. "As pessoas que não têm Natal, ninguém lembra delas", diz Antônio.
Alex e Antônio não gostam muito das festas de fim de ano. "Acho que é tudo consumismo, o Natal não serve para nada, um dia depois as pessoas já estão vivendo normalmente", diz Alex.

Próximo Texto: Time do São Paulo é paixão comum
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.