São Paulo, terça-feira, 20 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aliado de Mercadante ataca livro de Suplicy; PT tenta abafar polêmica

FERNANDO DE BARROS E SILVA
DA REPORTAGEM LOCAL

O economista Guido Mantega, membro da equipe que formulou o programa econômico do PT, classificou de "intriga inoportuna" o livro assinado por cinco economistas do partido que atribui aos erros de avaliação sobre o Real um papel decisivo na derrota de Lula.
Ligado ao deputado Aloizio Mercadante, principal alvo do livro, Mantega alega que os autores estão "forçando a barra ao fazer acusações pessoais a pretexto de estabelecer um debate no partido".
O livro, intitulado "'Combate à Inflação, Plano Real e Campanha Eleitoral", é assinado pelo senador Eduardo Suplicy, pelos economistas Paulo Nogueira Batista Jr. e João Machado, pelo vereador Odilon Guedes, pelo diretor da FGV de São Paulo, Luiz Carlos Merege.
Segundo Mantega, os autores do livro "tentaram apresentar uma alternativa de estabilização tão liberal quanto o Plano Real durante a campanha e foram derrotados internamente pela maioria".
Para evitar que as divergências entre o grupo de Mercadante e seus críticos se transforme numa crise interna, a direção do PT iniciou ontem uma operação para abafar a repercussão do livro.
"A direção do PT vai aconselhar o Aloizio para que não entre neste debate agora, com a cabeça quente", disse o secretário-geral do partido, Gilberto Carvalho.
"Não é hora de culpabilizar ninguém pela derrota de Lula e não parece ser este o propósito dos autores", justificou Carvalho.
O grupo de economistas ligados a Mercadante, entre os quais Mantega e Jorge Mattoso, já preparam uma resposta dura ao livro.

Texto Anterior: Tesouro avalia impacto do aumento para os ministros e congressistas
Próximo Texto: Doações de leitores à campanha já chegam a 36 toneladas de alimentos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.