São Paulo, sexta-feira, 23 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Espírito Santo inaugura presídio com um 'motel' para os detentos

WAGNER OLIVEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA

O presídio de alta segurança de Linhares (ES), inaugurado ontem pelo governo do Espírito Santo, tem um "motel" para uso dos presidiários –instalação inédita em presídios brasileiros.
O motel, como o local é chamado pela direção do presídio, é um módulo com quatro suítes (quarto com banheiro) privativas construído ao lado do prédio da carceragem. O local servirá para encontros íntimos dos presos casados de bom comportamento com suas mulheres.
O secretário de Segurança Pública do Estado, Nício Brasil Lacorte, afirmou que é a primeira acomodação do tipo construída em uma prisão comum no país. Antes, só existia em presídios militares.
"Não tenho conhecimento de nada parecido no Brasil. Sei que existe em outros países, como os Estados Unidos", afirmou Lacorte.
Os presos não-casados oficialmente, mas que provarem uma união com suas companheiras, também poderão frequentar o local. O uso do motel será restrito aos dias de visita.
"A legislação prevê que os presos tenham um local para encontros íntimos. Mas isso não é muito respeitado", disse Lacorte. "Em alguns presídios, para que haja encontros íntimos, os outros presos têm que deixar a cela", afirmou.
O secretário disse que ainda não foi definido por quanto tempo cada presidiário terá direito a usar um quarto. "A princípio é por três horas, mas deve diminuir porque, nos dias de visitas, deve ser alta a rotatividade", afirmou.
Lacorte disse que os presos solteiros não terão direito a usar o local. "É um motel, mas não é um lugar em que o preso pode trazer qualquer mulher ou namorada", afirmou.
O presídio, que fica na cidade de Linhares (140 km ao norte de Vitória), tem capacidade para abrigar 252 detentos. O prédio tem 62 celas e ontem, dia da inauguração, já tinha uma população carcerária de 140 presos. O presídio tem ainda um mini-hospital e um consultório dentário.
O secretário de Assuntos Penitenciários do Estado de São Paulo, José de Junqueira Mello, afirmou que o presídio de Itirapina (217 km a noroeste de São Paulo), que está em fase de construção, terá também um local específico para encontros íntimos dos presos.

Texto Anterior: Paraíba; Maranhão
Próximo Texto: Computador 'de rua' dá informações sobre Curitiba
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.