São Paulo, domingo, 25 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tudo vai mal no país das Jaciras

Amigas dividem nome e pessimismo

GEORGE ALONSO
DA REPORTAGEM LOCAL

Jacira Teixeira, 33, e Jacira Teixeira, 35 –isso mesmo–, são sócias no nome, na vida e nas idéias. Uma é sonoplasta, outra, cenógrafa. As duas são donas do bar Ar Cênico, em São Paulo. As duas crêem que o país está pior. As duas acham que o brasileiro é ingênuo.
"Brasileiro é meio bobo, se ilude com facilidade", diz Jacira, a cenógrafa. "Mas esse também é o charme do brasileiro. A vida só melhorou depois do Real", ressalva. "Em 92, recebi dois cheques sem fundo. Este ano, só num mês, foram seis", reclama a sonoplasta.
Jacira cenógrafa, de pele mais clara, é casada com o irmão da Jacira sonoplasta, morena, separada e mãe de dois filhos. Há dez anos, elas eram sócias numa estamparia.
Bons tempos aqueles. "Com o mesmo número de funcionários que tenho hoje no bar, vivia melhor. O dinheiro da confecção rendia mais", afirma a sonoplasta. "Morava numa supercasa. Além disso, Collor saiu numa boa, apesar de tudo que fez", emenda a outra.
O sonho da dupla de abrir uma "disco bacana" este ano foi adiado. Fica para 1995.
As Jaciras (para quem manter o atual nível de vida "já é grande coisa") se encaixam no bloco dos 42% que acham que a vida no país está pior que em 1984. Para, 44% o Brasil melhorou na década.
Ainda pela pesquisa, para 40% das mulheres, o Brasil está melhor hoje do que em 1984. Mas 45% delas acham que não. Entre os homens, 47% avaliam bem o país hoje. Para 39%, está pior que em 1984.
Como as Jaciras, o casal Maurity Oliveira Jurity, 38, e Paola Beer, 33, era dono de uma confecção. "Resolvi abrir um bar. Na tristeza e na alegria, todo mundo bebe", diz Maurity.
Donos do bar Francis Bacon, acham que o país continua um caos. "A miséria é a mesma, o analfabetismo também. Otimismo e bom humor é coisa de brasileiro, dentro dessa merda toda", afirma Paola. E ri.
Paola admite que o Real deu mais ânimo. Mas, para 1995, espera "receber as pinduras" e "pagar as dívidas".(GA)

Texto Anterior: Cresce o otimismo entre os brasileiros
Próximo Texto: Roseana vai tomar posse de madrugada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.