São Paulo, domingo, 25 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novembro bate recorde na venda de novos

PABLO PEREIRA
DA REDAÇÃO

O mercado imobiliário de São Paulo registra mais um recorde neste ano. O número de apartamentos novos vendidos saltou de 1.270 (outubro) para 1.677, que é superior ao melhor desempenho do mercado no ano, registrado em agosto (1.653 imóveis vendidos).
Os dados são de estudo mensal sobre o mercado em São Paulo, realizado pelo Datafolha e publicado no quarto domingo de cada mês em Imóveis.
A velocidade de vendas média do mês (vendidos em relação aos oferecidos) foi de 13,5%, um aumento de 2,7 pontos percentuais em relação a outubro (10,8%).
O índice de novembro só não bateu o de agosto (13,8%) porque a oferta também foi maior.
Com esse resultado, o penúltimo mês do ano fecha um quadrimestre de vendas consideradas excelentes pelos corretores.
Desde agosto que os indicadores de vendas se mantêm na faixa da melhor média histórica –ou acima dela–, que segundo o Secovi (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis), é de 11%.
"A confiança na economia, a maior capacidade de compra e os novos sistemas de vendas são os principais responsáveis por esse movimento", afirma o empresário Romeu Chap Chap, que opera na construção de alto padrão.
Para ele, cuja empresa integra plano de vendas chamado "Sistema Fácil", que vende na planta com parcelas de 1% do valor do imóvel ao mês, há uma retração nas vendas de imóveis com preços acima de R$ 100 mil.
"O aumento na comercialização está ocorrendo na faixa de unidades abaixo desse patamar", diz.
"Precisamos ainda vencer janeiro e fevereiro para saber com certeza como vai se comportar o mercado", diz Chap Chap.(PP)
O balanço é um estudo do mercado de imóveis novos na cidade de São Paulo, baseado no Roteiro de Imóveis e em informações sobre as vendas realizadas no mês de novembro, coletadas até o dia 19/12/94, junto a participantes do roteiro. Esse estudo é uma realização do Datafolha, sob a direção dos sociólogos Antonio Manuel Teixeira Mendes e Gustavo Venturi, tendo como assistente de planejamento e análise a estatística Karla Mendes. A coordenação dos trabalhos ficou a cargo de Marlene Peret, auxiliada por Sílvio J. Fernandes.

Texto Anterior: Cobertura tem área reduzida
Próximo Texto: Diminui assalto a condomínios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.