São Paulo, terça-feira, 27 de dezembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Contradição em termos; Peneira; Agenda possível; Opção preferencial; Paixão pelo impossível; Esvaziado; Paranóia; Sem chance; Novas instalações; Matemática ministerial

Erramos: 20/12/94

Diferentemente do que foi publicado nesta seção, o governador da Paraíba, Cícero Lucena, é primo do senador Humberto Lucena.
Contradição em termos
A previsão de Serra de que o déficit no Orçamento de 95 será ainda maior suscitou uma inquietação no Congresso. Serão necessários mais cortes, enquanto ministros como Jatene já pedem mais R$ 1,5 bi em suas verbas.

Peneira
Nos encontros desta semana com a equipe, FHC está pedindo a seus ministros que apresentem a ele a relação dos nomes que comporão o segundo escalão do ministério. Há ministros incomodados com o exame presidencial.

Agenda possível
A agenda oficial de FHC nos últimos 45 dias retrata sua preferência pelos encontros políticos. Foram cerca de 70, contra aproximadamente 20 reuniões técnicas agendadas. Na agenda só estão listados dois encontros empresariais.

Opção preferencial
De acordo com a agenda oficial de FHC, PSDB e PFL tiveram mais acesso ao eleito do que o PTB, terceiro partido da coligação. PP e PPR também foram recebidos e o PT foi representado por Cristovam Buarque, do DF.

Paixão pelo impossível
Propositalmente ou não, o presidente da Fiesp, Moreira Ferreira, acabou ironizando a paixão pelo possível declarada por FHC. Em seu cartão de fim de ano, cita Jean Cocteau: "Não sabendo que era impossível, foi lá e fez".

Esvaziado
Espremido pela Secretaria de Comunicação e subordinado à Secretaria Geral da Presidência, o cargo de porta-voz perdeu muito de seu charme. Com a desistência de Sérgio Amaral, pode ficar para o embaixador Bernardo Pericás.

Paranóia
Os tucanos paulistas que já estão há mais tempo em Brasília têm dado um conselho aos que chegam: cuidado com quem fala, não faça amizade com desconhecidos –podem ser agentes da SAE.

Sem chance
FHC perde o ministro, mas não a piada. A amigos, disse que Cícero Lucena, secretário de Políticas Regionais, devia usar o sobrenome materno, para se desligar do primo Humberto Lucena. Seu nome inteiro é Cícero Lucena Filho.

Novas instalações
Depois de perder o Ministério do Planejamento para José Serra, Paulo Renato ganha como prêmio de consolação uma reforma no prédio do Ministério da Educação.

Matemática ministerial
Raul Belém (PP-MG) avalia que o ministério de FHC não garante maioria parlamentar no Congresso. "Conheço bem o PMDB. Mesmo com três ministérios, nunca votará de forma homogênea".

Próximo Texto: Medida de segurança; Vôo da alegria; Estilo Covas; Ajuda tucana; Mãos à obra; Pós-Collor; Em duas etapas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.