São Paulo, terça-feira, 27 de dezembro de 1994
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Cheque o escape periodicamente

MARCELO TADEU LIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Cheque o escapamento periodicamente
Acúmulo de água do combustível no silenciador provoca ferrugem, que diminui a vida útil do equipamento
O péssimo estado de conservação das ruas e estradas, aliado à corrosão interna da tubulação, diminui a vida útil do sistema de escapamento dos veículos.
Uma rápida checagem nas emendas e no estado geral da tubulação pode detectar problemas.
Em carros movidos a álcool, a ferrugem muitas vezes é constatada quando o estado geral das peças já é precário.
Segundo Harley Ferreira, da Tecão Escapamentos, o escapamento de carros a álcool dura, em média, de seis a oito meses.
Nos carros movidos a gasolina a média sobe para um ano.
"Tudo vai depender das condições de uso. Mas a tubulação metálica dos carros a álcool sofre maior desgaste, porque este combustível é muito mais corrosivo que a gasolina", analisou Ferreira.
O escapamento se divide em três componentes: coletor de escape, peça intermediária e silencioso, que diminui o ruído do motor.
Esta última peça apresenta os maiores problemas, tanto de corrosão quanto de furos ou danos causados por buracos.
Por estar mais distante do motor, o silencioso é mais atingido pela ferrugem porque concentra a maior parte da água que não se evapora na combustão da gasolina ou do álcool.
Não há necessidade de trocar todo o escapamento quando apenas uma das peças apresentar defeito.
"Em caso de troca, a instalação de peças originais é sempre aconselhável. Elas duram mais tempo e não enferrujam facilmente", afirmou Ferreira.

Catalisador
O catalisador, equipamento obrigatório nos carros novos, diminui a emissão de gases poluentes para a atmosfera, mas muitas vezes é retirado pelos motoristas.
Além de não produzir nenhuma melhoria no desempenho do carro, a retirada da peça pode desregular completamente o motor.

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