São Paulo, sábado, 31 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Shell faz exame em funcionários

DA REPORTAGEM LOCAL

A Shell do Brasil começa em janeiro a examinar seus funcionários para saber se usaram drogas. Segundo o gerente de programas de saúde da empresa, o médico Marcos Tucherman, a ênfase é mais na prevenção e conscientização do que no controle.
Todo mês serão sorteados aleatoriamente 150 dos cerca de 3.000 funcionários da empresa no Brasil. Eles se submeterão a teste no bafômetro para detectar o consumo de álcool e a exame de urina para detecção do uso de seis drogas: maconha, cocaína, anfetaminas, barbitúricos e codeína.
Caso seja constatado que o funcionário é dependente de drogas, ele será encaminhado a tratamento pago pela empresa. Se o uso for eventual, o funcionário será advertido e, em caso de reincidência, demitido. Haverá também palestras regulares para conscientizar os funcionários sobre o problema das drogas.
Todos os funcionários da Shell assinaram um termo no ano passado concordando em se submeter ao teste. O quadro jurídico da empresa afirma que não há ilegalidade na medida. Para novas admissões, os candidatos já vêm sendo submetidos aos testes.
"O programa é uma demanda da sociedade", diz Tucherman. Para ele, o controle é necessário devido ao risco que o transporte e manipulação de combustíveis oferecem à população.

Texto Anterior: FHC concorda com tese de descriminação
Próximo Texto: Polícia recupera carreta com carga de R$ 226 mil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.