São Paulo, sábado, 31 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Silvestre exige cuidados especiais

WANDERLEI DE OLIVEIRA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Participar da Corrida Internacional de São Silvestre requer alguns cuidados especiais, principalmente para os estreantes.
O maratonista e diretor-técnico do Pão de Açúcar Club, Wanderlei de Oliveira, elaborou cinco dicas básicas para o competidor obter sucesso na prova desta tarde.

1) Quais os principais cuidados que o competidor deve tomar no dia da São Silvestre?
Ao levantar-se, verificar a roupa que irá usar. O tênis e o número, já colocado na camiseta de competição.
É recomendável também levar um agasalho (caso faça frio), camiseta seca, toalha, uma garrafa de água e frutas para após a corrida.
Para as mulheres, fazer um desjejum às 7h à base de sucos naturais, iogurte desnatado, pão, queijo branco, frutas. Almoçar às 10h (saladas, massas em pequena quantidade e frutas).
A partir daí, é recomendável beber grande quantidade de líquidos para estar bem hidratada.
Quanto aos homens, por ser às 17h a largada, o almoço deverá terminar no máximo às 12h30. O cardápio pode ser de massas, evitando condimentos muito picantes. Depois, também se recomenda a ingestão de muito líquido.
2) Qual o material ideal para se usar na corrida?
Esta época do ano é muito quente e o ideal é usar roupas leves e claras para evitar a irradiação solar. Principalmente as mulheres, por largarem mais cedo, devem redobrar os cuidados. É até bom correr de boné ou viseira.
Prefira camisetas regatas flexíveis e vazadas.
Quanto ao tênis, evite usar material novo, pois poderá ocorrer atrito e provocar as desconfortáveis bolhas.
3) Qual o horário que o competidor deve chegar ao local da prova?
Procure chegar no mínimo uma hora antes da largada, para qualquer eventualidade.
Inicie os alongamentos, na sombra, no mínimo 40 minutos antes da largada e continue a beber água até momentos antes de iniciar o trote de aquecimento. Posicione-se no local de largada de acordo com o seu atual nível técnico e tempo previsto para o término da prova.
4) Como devem ser percorridos os 15 Km da São Silvestre?
Seja calmo (a). Ao soar o sinal de largada inicie sua corrida controlando o seu ritmo, deixe os mais apressados lhe ultrapassarem. Lembre-se que o seu objetivo é terminar bem o percurso de 15 km de aclives e declives.
O trecho inicial da corrida da São Silvestre merece atenção e cuidado, por ser 3 km em descida e devido aos participantes estarem descansados. É comum iniciarem num ritmo muito forte (acima do estipulado e pelo qual se prepararam). Isso pode ocasionar, a partir do quilômetro cinco, alguns probleminhas como a famosa "dor de lado", devido ao ritmo inicial forte e pela má oxigenação dos tecidos utilizados durante o esforço. Caso isto ocorra, diminua o ritmo, respire pausadamente e reinicie sua corrida de modo controlado.
Beba água em todos os postos de abastecimento, mesmo que não sinta sede, se sobrar água no copo refresque seu corpo, jogando água na cabeça e nuca.
Para enfrentar a temível subida da avenida Brigadeiro Luiz Antônio, tenha força e determinação. Seja perseverante e verá como é mais fácil do que parece. Quando as pernas começarem a doer e perder os movimentos naturais, comece a movimentar energicamente seus braços paralelamente e para cima, desta forma você equilibrará o esforço e vencerá a subida.
Ao entrar na avenida Paulista, lhe restam apenas 400 metros, e comece a comemorar sua vitória por ter completado e vencido o desafio dos 15 Km da corrida.
5) O que fazer ao cruzar a linha de chegada?
Caminhe calmamente até o final de funil. Dirija-se a um local de menor concentração de pessoas para se refrescar e recuperar. Faça alguns alongamentos suaves, e continue a beber muita água para se reidratar do longo esforço.
Vista roupas secas e, caso esteja ventando, se agasalhe para evitar um resfriado ou gripe.
Vá para casa comemorar com amigos e familiares o seu feito.

Texto Anterior: Viola deve sair do Corinthians após Paulista
Próximo Texto: Romero ajuda o Rural/Minas a conquistar o bicampeonato
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.